Os sentidos de “novo” e de “mudança” nos jingles dos candidatos que venceram as eleições presidenciais no Brasil, de 1989 e 2022.

Autores

  • Sérgio Roberto Trein Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Palavras-chave:

sentido, discurso, jingle

Resumo

Também na política, os jingles são eficientes ferramentas de construção de imagem. De 1989 a 2022, tanto Collor, Fernando Henrique, Lula, Dilma e Bolsonaro utilizaram jingles em suas campanhas presidenciais. E em todos eles os termos “novo” e “mudança” estiverem presentes, mas com sentidos discursivos diferentes. Tomando como suporte metodológico a Análise de Discurso de linha francesa, o objetivo deste estudo é compreender os sentidos de “novo” e de “mudança” presentes nos jingles.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Trein, S. R. (2024). Os sentidos de “novo” e de “mudança” nos jingles dos candidatos que venceram as eleições presidenciais no Brasil, de 1989 e 2022. Rizoma, 13(2), 24-38. Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/article/view/19591

Edição

Seção

Artigos