Multiletramentos e ensino de língua portuguesa na educação básica: uma proposta didática para o trabalho com (hiper)gêneros multimodais

Autores

  • Fernanda Maria Almeida dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/ Professora Adjunta de Língua Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v43i76.10671

Palavras-chave:

Tecnologias digitais. Multiletramentos. Gêneros multimodais. Aprendizagem.

Resumo

Na contemporaneidade, o desenvolvimento e uso contínuo das Tecnologias Digitais têm modificado muitas atividades da vida humana e desencadeado processos de ensino e aprendizagem cada vez mais interativos, dinâmicos e plurais, exigindo dos cidadãos diferentes habilidades de leitura e de escrita inter-relacionadas à multiplicidade de discursos, textos, sujeitos e culturas. Sob essa ótica, o presente trabalho apresenta uma discussão sobre os multiletramentos, analisando como o trabalho com gêneros/hipergêneros multimodais, por meio da utilização das interfaces digitais, pode colaborar para o desenvolvimento das práticas de letramentos nos anos finais do ensino fundamental. O referencial teórico do trabalho concilia os postulados de Cope e Kalantzis (2009), Kress (2000), Kress e Van Leeuwen (2006 [1996]), NLG (1996) e outros, sobre multiletramentos, multimodalidade e aprendizagem em ambientes virtuais. Argumenta-se, por meio de uma metodologia de investigação explicativa, com método de abordagem qualitativo, que as práticas de multiletramentos intensificam o desenvolvimento das competências linguísticas dos sujeitos, potencializando o aprendizado da leitura e da escrita.

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Biografia do Autor

Fernanda Maria Almeida dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/ Professora Adjunta de Língua Portuguesa

Fernanda Maria Almeida dos Santos é Professora Adjunta de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Gestora do Núcleo de Pós-Graduação no Centro de Formação de Professores da UFRB e Coordenadora do Subprojeto Interdisciplinar de Astronomia e Inclusão Social do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). É doutora em Língua e Cultura e mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Linguística Aplicada ao Ensino do Português pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia/ Campus V. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa/Linguística, e em Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: aquisição da linguagem, surdez, língua de sinais, escrita e diversidades, letramento digital e novas tecnologias.

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Publicado

2018-01-27

Como Citar

Santos, F. M. A. dos. (2018). Multiletramentos e ensino de língua portuguesa na educação básica: uma proposta didática para o trabalho com (hiper)gêneros multimodais. Signo, 43(76), 55-65. https://doi.org/10.17058/signo.v43i76.10671

Edição

Seção

Edição, textualidades e produção textual