A consciência textual no gênero fábula: um instrumento de verificação da coerência com alunos do Ensino Fundamental

Autores

  • Patricia de Andrade Neves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Caroline Bernardes Borges Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.11509

Palavras-chave:

Coerência, Consciência Textual, Instrumento de Verificação.

Resumo

Resumo: Os resultados das provas nacionais oficiais mostram que cada vez mais os alunos têm dificuldade na compreensão de textos. Dentre as possíveis razões, há o elevado índice de analfabetismo entre os alunos dos anos iniciais e o desempenho apenas básico de leitura entre os alfabetizados. Tendo como ponto de partida esse cenário educacional, o propósito deste artigo é a apresentação e a análise de um instrumento de verificação da consciência textual (Gombert, 1992), no que se refere à coerência (Charolles, 1978), utilizando a fábula, um gênero textual de estrutura predominantemente narrativa (Adam, 2011), que possa ser aplicado em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Com esse objetivo, após a apresentação do instrumento de verificação, cada questão é analisada sob o viés dos estudos citados, de modo a contribuir com uma ferramenta para os professores que favorece o conhecimento da situação de consciência textual de seus alunos.

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Biografia do Autor

Patricia de Andrade Neves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Caroline Bernardes Borges, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Doutoranda em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Referências

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Publicado

2018-05-02

Como Citar

Neves, P. de A., & Borges, C. B. (2018). A consciência textual no gênero fábula: um instrumento de verificação da coerência com alunos do Ensino Fundamental. Signo, 43(77), 62-73. https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.11509

Edição

Seção

Processamento e aprendizagem de leitura e de escrita