A consciência textual no gênero fábula: um instrumento de verificação da coerência com alunos do Ensino Fundamental
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.11509Mots-clés :
Coerência, Consciência Textual, Instrumento de Verificação.Résumé
Resumo: Os resultados das provas nacionais oficiais mostram que cada vez mais os alunos têm dificuldade na compreensão de textos. Dentre as possíveis razões, há o elevado índice de analfabetismo entre os alunos dos anos iniciais e o desempenho apenas básico de leitura entre os alfabetizados. Tendo como ponto de partida esse cenário educacional, o propósito deste artigo é a apresentação e a análise de um instrumento de verificação da consciência textual (Gombert, 1992), no que se refere à coerência (Charolles, 1978), utilizando a fábula, um gênero textual de estrutura predominantemente narrativa (Adam, 2011), que possa ser aplicado em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Com esse objetivo, após a apresentação do instrumento de verificação, cada questão é analisada sob o viés dos estudos citados, de modo a contribuir com uma ferramenta para os professores que favorece o conhecimento da situação de consciência textual de seus alunos.Téléchargements
Références
ADAM, Jean Michel. Le textenarratif. 1. ed. Paris: Nathan, 1985. 243 p.
ADAM, Jean Michel. A Línguística Textual. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 368 p.
CARDOSO, CancionilaJanzkovski. Da oralidade à escrita: a produção do texto narrativo no contexto escolar.1. ed. Cuiabá:EdUFMT, 2000.286 p.
CHAROLLES, Michel. Introductionauxproblèmes de lacohérencedestextes.1. ed. Paris: Langue Française n° 38, 1978. p. 7-42.
COHEN, Andrew D. Using verbal reports in research on language learning. In: FAERCH, Claus; KASPER, Gabriele (Org.).Introspection in second language research. Cleverdon:Multilingual Matters, 1987. 293 p. p.82-95.
FLÔRES, Onici Claro. Linhas e entrelinhas: leiturasnasala de aula.1. ed. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2008. 216 p.
GOMBERT, Jean - Emile. Metalinguistic development. 1. ed. Hertfordshire: Harverster Wheatsheaf, 1992. 233 p.
GUTERMAN, Eva. Integrating written metacognitveawarencess guidance as a psychological tool to improve student performance. Learning and Instruction. Research Gate, 2003. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/248498221_Integrating_written_metacognitive_awareness_guidance_as_a_'psychological_tool'_to_improve_student_performance>. Acesso em: 01 nov. 2017
KOCH, Ingedore Villaça & TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e coerência. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2003. 112 p.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais e ensino. 5. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. 232 p. p. 20-36
PEREIRA, Vera Wannmacher. Consciência textual nas relações entre leitura e escrita.Universidade Estadual de Maringá, 2014.Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/0B0BzcWVyuWkVVklBdkIwQ1dTWXc/view >. Acesso em: 10 nov. 2017
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCN’s.1. ed. São Paulo: EDUC,2001. 247 p.
SQUIRE, Corinne. Reading narratives. SageJournals, 2005. Disponível em: < http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0533316405049373 >. Acesso em: 05 nov. 2017
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.