As plosivas nas séries iniciais: o papel do contexto na ocorrência de trocas ortográficas

Autores

  • Vergília Spiering Damé PUCRS
  • Giovana Ferreira Gonçalves UFPel

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.11531

Palavras-chave:

trocas ortográficas, plosivas, papel do contexto.

Resumo

A presença de trocas ortográficas nas séries iniciais é uma etapa comum e imbricada de revelações acerca de como a criança lida com a relação entre grafema e som. Nesse sentido, pretende-se observar o papel do contexto linguístico na ocorrência de trocas com os segmentos plosivos, já que essas não são resultantes da complexidade do sistema ortográfico. Para tanto, serão analisados dados de 47 alunos matriculados nos 2º, 3º, 4º e 6º anos do ensino fundamental, coletados a partir de uma narrativa, com escrita espontânea, e uma lista de 233 palavras, com as plosivas distribuídas quanto à estrutura silábica, posição na palavra, contexto vocálico seguinte e tonicidade. Os resultados revelam que trocas ocorrem em sua maioria nas produções do 3º ano e com plosivas labiais. Quanto aos contextos controlados, verifica-se que tonicidade e posição na palavra têm índices variáveis quanto ao predomínio de trocas, dependendo do ponto de articulação do segmento plosiva. No entanto, quanto ao contexto vocálico e à estrutura silábica, a ocorrência de trocas parece ser favorecida por vogais altas, assim como pela estrutura CCV.

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Publicado

2018-05-02

Como Citar

Damé, V. S., & Ferreira Gonçalves, G. (2018). As plosivas nas séries iniciais: o papel do contexto na ocorrência de trocas ortográficas. Signo, 43(77), 32-42. https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.11531

Edição

Seção

Processamento e aprendizagem de leitura e de escrita