Os saberes ensinados nas aulas de produção do gênero resumo

Autores

  • Márcia Andréa Almeida de Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Luana Aquino da Costa

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.11806

Palavras-chave:

Resumo, Ensino-aprendizagem da escrita, didatização de gêneros textuais.

Resumo

Neste artigo, descrevemos aulas do gênero resumo, ministradas por um professor do 9º ano, de uma escola privada de Belém, com vistas a investigar quais as dimensões do gênero resumo são ensinadas, bem como a analisar se a forma como elas são didatizadas permite aos alunos se apropriar dos conteúdos e dos saberes ensinados referentes ao gênero-alvo. Como metodologia, adotamos a abordagem qualitativa de pesquisa e realizamos um estudo de caso, a fim de observar, compreender e interpretar as práticas de ensino de um professor. Para a análise dos dados, baseamo-nos nos estudos sobre gênero textual, sequência didática e escrita. Com base na análise das aulas, observamos que o grande desafio que se impõe à didatização de gênero na escola é a mudança na abordagem teórico-metodológica utilizada para tratar o objeto de ensino.

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Biografia do Autor

Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas, com estágio doutoral na Universidade de Genebra. Mestrado em Letras: Linguística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará. Graduação em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa) pela Universidade Federal do Pará e em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Professora adjunta da Universidade Federal do Pará. Pesquisadora integrante do grupo de pesquisa “A problemática da avaliação no ensino/aprendizagem de línguas” (Aval). Tem experiência na área de Linguística e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: didatização de gêneros textuais, gestos didáticos/profissionais, avaliação da aprendizagem, sequência didática e livro didático.

Luana Aquino da Costa

Aluna do curso de Especialização Ensino Aprendizagem do Português (UFPA). Graduada em Letras (Licenciatura Língua Portuguesa).

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Publicado

2018-05-02

Como Citar

Oliveira, M. A. A. de, & Costa, L. A. da. (2018). Os saberes ensinados nas aulas de produção do gênero resumo. Signo, 43(77), 202-212. https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.11806

Edição

Seção

Tema Livre