Poesia digital e ensino: o letramento literário em uma perspectiva tecnológica

Autores

  • Guilherme Moés Ribeiro de Sousa Universidade Estadual do Paraíba – UEPB
  • Flaviano Maciel Vieira Universidade Federal do Paraíba – UFPB

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.11991

Palavras-chave:

Poesia digital, Ensino, Letramento Literário, Letramento digital

Resumo

Objetiva-se compreender a importância do letramento digital para a leitura de poesia produzida em suporte computacional e de como a escola, na condição de instituição de ensino, apresenta-se no processo de promoção desse letramento, o qual se mostra indispensável para a construção do letramento literário. Para tanto, foi implementada uma pesquisa bibliográfica em autores renomados nas áreas de Poesia Digital (ANTONIO, 2010; VIEIRA, 2017), de Letramento Digital (SANTAELLA, 2014; COSCARELLI; RIBEIRO, 2005; XAVIER, 2002) e de Letramento Literário (COSSON, 2014a, 2014b), com vistas a realizar uma discussão consistente acerca da temática-foco deste estudo. Ainda, fez-se uma pesquisa em documentos parametrizadores da Educação Básica, a saber: Parâmetros Curriculares Nacionais, Orientações Curriculares para o Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular, a fim de compreender como o ensino de linguagem sob uma perspectiva digital é contemplado nesses textos. Nesse sentido, evidenciou-se que, apesar de muitos avanços, a escola apresenta uma significativa dificuldade em promover o letramento digital dos alunos, o que dificulta o letramento literário dos discentes no que concerne à leitura de poesia digital. Como sugestão, apresenta-se, além de alguns sites, o aplicativo disponível para androide intitulado “PoemApps”, o qual contém variados poemas digitais que podem facilitar o trabalho com a poesia digital em sala de aula, sendo utilizado como recurso tecnológico o celular/smartphone do próprio aluno.

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Publicado

2018-09-03

Como Citar

Sousa, G. M. R. de, & Vieira, F. M. (2018). Poesia digital e ensino: o letramento literário em uma perspectiva tecnológica. Signo, 43(78), 55-67. https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.11991

Edição

Seção

Literatura e Educação: perspectivas e tendências contemporâneas