A contribuição do DLNotes2 para o letramento literário: uma ferramenta para o ensino de literatura em meio digital
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12034Palavras-chave:
DLNotes2. Letramento digital. Hipertexto. Literatura digital. Letramento literário.Resumo
Neste artigo, nós objetivamos primeiramente apresentar os atributos do DLNotes2 – uma plataforma digital de anotações em literatura – como recursos para estudar literatura em meio digital e educacional. Para apresentá-lo, discutimos as relações entre texto impresso e digital, a fim de entender o que muda de um para outro, as habilidades requeridas em cada formato de texto e se a plataforma, de fato, pode prover uma forma válida para estudar literatura. Propomos que essa forma digital de estudo pode ampliar a cultura do letramento literário, apesar da preferência institucional pela cultura impressa. Nós elaboramos essa discussão com a ajuda de alguns referenciais teóricos sobre letramento e hipertexto, o que leva ao nosso segundo objetivo: compreender o DLNotes2 como uma plataforma digital e educacional que permite ler e comentar textos literários reflexivamente.Downloads
Referências
COSCARELLI, C. V. A cultura escrita na sala de aula (em tempos digitais). In: MARINHO, M.; CARVALHO, G. T. (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 513-526.
______. Os dons do hipertexto. Littera, Pedro Leopoldo, v. 4, n. 4, p. 7-19, July/Dec. 2006.
______. Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio. Linguagem em (Dis)curso, Palhoça, v. 9, n. 3, p. 549-564, Sept./Dec. 2009. Available in: <http://www.scielo.br/pdf/ld/v9n3/06.pdf>. Access in: 30 Jan. 2018.
DIAS. M. C.; NOVAIS, A. E. Por uma matriz de letramento digital. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO, 3., 2009, Minas Gerais. Proceedings… Minas Gerais: CEFET-MG, 2009. p. 1-19. Available in: <http://nehte.com.br/hipertexto2009/anais/p-w/por-uma-matriz.pdf>. Access in: 30 Jan. 2018.
GENETTE, G. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Viva Voz, 2010.
RIBEIRO, A. E.; COSCARELLI, C. V. What skill matrices convey about reading in digital environments. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 317-334, Dec. 2010. Available in: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300016&lng=en&nrm=iso>. Access in: 30 Jan. 2018.
SOARES, M. New reading and writing practices: literacy in the cyberculture. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, Dec. 2002. Available in: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935>. Access in: 30 Jan. 2018.
______. Práticas de letramentos e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G. T. (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 54-67.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.