A contribuição do DLNotes2 para o letramento literário: uma ferramenta para o ensino de literatura em meio digital

Autores

  • Silvio Somer UFSC
  • Miguel Ângelo Andriolo Mangini Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12034

Palavras-chave:

DLNotes2. Letramento digital. Hipertexto. Literatura digital. Letramento literário.

Resumo

Neste artigo, nós objetivamos primeiramente apresentar os atributos do DLNotes2 – uma plataforma digital de anotações em literatura – como recursos para estudar literatura em meio digital e educacional. Para apresentá-lo, discutimos as relações entre texto impresso e digital, a fim de entender o que muda de um para outro, as habilidades requeridas em cada formato de texto e se a plataforma, de fato, pode prover uma forma válida para estudar literatura. Propomos que essa forma digital de estudo pode ampliar a cultura do letramento literário, apesar da preferência institucional pela cultura impressa. Nós elaboramos essa discussão com a ajuda de alguns referenciais teóricos sobre letramento e hipertexto, o que leva ao nosso segundo objetivo: compreender o DLNotes2 como uma plataforma digital e educacional que permite ler e comentar textos literários reflexivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSCARELLI, C. V. A cultura escrita na sala de aula (em tempos digitais). In: MARINHO, M.; CARVALHO, G. T. (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 513-526.

______. Os dons do hipertexto. Littera, Pedro Leopoldo, v. 4, n. 4, p. 7-19, July/Dec. 2006.

______. Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio. Linguagem em (Dis)curso, Palhoça, v. 9, n. 3, p. 549-564, Sept./Dec. 2009. Available in: <http://www.scielo.br/pdf/ld/v9n3/06.pdf>. Access in: 30 Jan. 2018.

DIAS. M. C.; NOVAIS, A. E. Por uma matriz de letramento digital. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO, 3., 2009, Minas Gerais. Proceedings… Minas Gerais: CEFET-MG, 2009. p. 1-19. Available in: <http://nehte.com.br/hipertexto2009/anais/p-w/por-uma-matriz.pdf>. Access in: 30 Jan. 2018.

GENETTE, G. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Viva Voz, 2010.

RIBEIRO, A. E.; COSCARELLI, C. V. What skill matrices convey about reading in digital environments. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 317-334, Dec. 2010. Available in: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300016&lng=en&nrm=iso>. Access in: 30 Jan. 2018.

SOARES, M. New reading and writing practices: literacy in the cyberculture. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, Dec. 2002. Available in: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935>. Access in: 30 Jan. 2018.

______. Práticas de letramentos e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G. T. (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 54-67.

Downloads

Publicado

2018-09-03

Como Citar

Somer, S., & Mangini, M. Ângelo A. (2018). A contribuição do DLNotes2 para o letramento literário: uma ferramenta para o ensino de literatura em meio digital. Signo, 43(78), 68-77. https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12034

Edição

Seção

Literatura e Educação: perspectivas e tendências contemporâneas