A construção metafórica e metonímica da anarquia na história em quadrinhos V de Vingança
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v44i79.12700Palavras-chave:
V de Vingança. Metonymy. Metaphor. Multimodality. Cognitive Linguistics.Resumo
O objetivo deste artigo é evidenciar a construção metafórica e metonímica do domínio da anarquia durante a leitura da história em quadrinhos V de Vingança (MOORE; LLOYD, 2006). Para tanto, ancoramo-nos nos conceitos de metáfora (LAKOFF; JOHNSON, [1980]2003; 1999) e metonímia (BARCELONA, 2003; KÖVECSES, 2004) situados no arcabouço teórico da Linguística Cognitiva. A análise, de natureza qualitativa, é aplicada a fragmentos da referida obra a partir dos quais foi possível construir metáforas e metonímias ancoradas, concomitantemente, no texto verbal e nos recursos gráficos. A análise evidencia a metáfora ANARQUIA É ESPETÁCULO TEATRAL, ancorada, particularmente, na metonímia PARTE PELO TODO. Entendemos que os resultados reforçam tanto a ideia de motivação metonímica das construções metafóricas quanto a compreensão de que investigar esse fenômeno nos permite acessar visões de mundo, as quais podem se revelar a partir da leitura integrada de distintas modalidades. Palavras-chave: V de Vingança. Metáfora. Metonímia. Multimodalidade. Linguística Cognitiva.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.