A construção metafórica e metonímica da anarquia na história em quadrinhos V de Vingança

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v44i79.12700

Palabras clave:

V de Vingança. Metonymy. Metaphor. Multimodality. Cognitive Linguistics.

Resumen

O objetivo deste artigo é evidenciar a construção metafórica e metonímica do domínio da anarquia durante a leitura da história em quadrinhos V de Vingança (MOORE; LLOYD, 2006). Para tanto, ancoramo-nos nos conceitos de metáfora (LAKOFF; JOHNSON, [1980]2003; 1999) e metonímia (BARCELONA, 2003; KÖVECSES, 2004) situados no arcabouço teórico da Linguística Cognitiva. A análise, de natureza qualitativa, é aplicada a fragmentos da referida obra a partir dos quais foi possível construir metáforas e metonímias ancoradas, concomitantemente, no texto verbal e nos recursos gráficos. A análise evidencia a metáfora ANARQUIA É ESPETÁCULO TEATRAL, ancorada, particularmente, na metonímia PARTE PELO TODO. Entendemos que os resultados reforçam tanto a ideia de motivação metonímica das construções metafóricas quanto a compreensão de que investigar esse fenômeno nos permite acessar visões de mundo, as quais podem se revelar a partir da leitura integrada de distintas modalidades. Palavras-chave: V de Vingança. Metáfora. Metonímia. Multimodalidade. Linguística Cognitiva.

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Publicado

2019-01-03

Cómo citar

Sousa, A. L. F. de. (2019). A construção metafórica e metonímica da anarquia na história em quadrinhos V de Vingança. Signo, 44(79), 96-107. https://doi.org/10.17058/signo.v44i79.12700

Número

Sección

Metáforas Multimodais