Parâmetro Orientação em Libras: investigando metáforas e esquemas imagéticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v44i79.12832

Palavras-chave:

Metáfora, Esquemas Imagéticos, Libras

Resumo

Por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, analisam-se sinais da Língua Brasileira de Sinais – Libras que apresentam em sua produção motivações metafóricas com base em esquemas imagéticos. Através dos pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva (ALMEIDA et al, 2009), estudamos os conceitos de domínio, da Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON,1980; KÖVECSES, 2006; EVANS;GREEN, 2006) e dos Esquemas Imagéticos (LAKOFF; JOHNSON,1980; CUENCA; HILFERTY, 2007), investigando processos linguístico-cognitivos apresentados no pólo fonológico de sinais da Libras (BRITO, 2010 [1995]; FARIA, 2003; QUADROS; KARNOPP, 2004; OLIVEIRA, 2011; FELIPE, 2013). Dos cinco parâmetros fonológicos, tradicionalmente estudados nas pesquisas a respeito da Libras, focamos no parâmetro Orientação a fim de investigar como as variações nesse parâmetro podem contribuir para a produção de significado. Dessa forma, foram estudados processos linguísticos nesse parâmetro, por exemplo, a metáfora TEMPO É CICLO com o esquema imagético CICLO; metáforas BOM É PARA CIMA e RUIM É PARA BAIXO com esquema imagético ESCALA. Assim, esta análise contribui para reflexão acerca do saber metalinguístico da Libras à luz da Linguística Cognitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria Fernandes Nunes, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professora de Libras do Departamento de Letras/Libras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora e mestre em linguística (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ). Especialista em Língua Portuguesa (Faculdades Simonsen) e em Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Universidade Paulista - UNIP). Graduação, licenciatura em Letras, Português/Inglês e Português/Literatura (Faculdades Simonsen). Coordenadora dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Letras-Libras da UFRJ e coordenadora das atividade de extensão da UFRJ "Curso de Libras: processos linguístico-cognitivos em sinais" e "Libras para todos (EAD)". Atualmente, desenvolve pesquisa sobre processos cognitivos em diferentes línguas de sinais.

Referências

ALMEIDA, Maria Lúcia Leitão et al. (Org.). Linguística cognitiva em foco: morfologia e semântica do português. Rio de Janeiro: Publit, 2009.

BRASIL. Lei (2002). Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Lei n° 10.436, 24 de abril de 2002, Brasília, DF.

BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de língua de sinais, reimpr. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2010 [1995].

CAPOVILLA, Fernando César, RAPHAEL, Walkiria Duarte, MAURICIO, Aline Cristina L. Novo Deit-Libras: dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira. 3. ed. São Paulo: Editora EDUSP, 2015.

CUENCA, Maria Josep; HILFERTY, Joseph. Introducción a la linguística cognitiva. Barcelona: Editora Ariel, S.A, 2007.

EVANS, Vyvyan; GREEN, Melanie. Cognitive linguistics: an introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006.

FARIA, Sandra Patrícia. A metáfora na LSB e a construção dos sentidos no desenvolvimento da competência comunicativa de alunos surdos. 2003. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Brasília, UNB. 2003.

FELIPE, Tanya. O discurso verbo-visual na língua brasileira de sinais: libras. Bakhtiniana, São Paulo, v. 8, n.2, p. 67-89, jul./dez. 2013.

KÖVECSES, Zóltan. Language, mind and culture: a practical introduction. New York: Oxford University Press, 2006.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980.

LANGACKER, Ronald W. Foundations of cognitive grammar, v.1. Stanford: Stanford University Press, 1987.

__________ Cognitive grammar: a basic introduction. New York: Oxford University Press, 2008.

NASCIMENTO, Mauro José Rocha do. Repensando as vogais temáticas nominais a partir da gramática de construções. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

OLIVEIRA, Paula Helouise. Metáfora Conceptual e Libras: uma abordagem congnitiva da surdez. 2011. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SILVA, Fábio I.; SCHMITT, Deonísio; BASSO, Idavania M. S. Língua brasileira de sinais: pedagogia para surdos. Florianópolis: UDESC/CEAD, 2002.

Downloads

Publicado

2019-01-03

Como Citar

Nunes, V. F. (2019). Parâmetro Orientação em Libras: investigando metáforas e esquemas imagéticos. Signo, 44(79), 29-37. https://doi.org/10.17058/signo.v44i79.12832

Edição

Seção

Metáforas Multimodais