Processo de coordenação e subordinação em um livro didático - um estudo à luz de bakhtin e o círculo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13263

Palavras-chave:

Gêneros discursivos, Subordinação, Coordenação.

Resumo

O presente artigo de cunho teórico-qualitativo tem como foco principal a reflexão sobre a abordagem de períodos compostos no livro didático - Português: Literatura, gramática e produção de texto vol. 3, (Sarmento; Tufano, 2010) à luz dos estudos bakhtinianos. A questão de pesquisa que nos orienta é: como e se o que é proposto no livro didático em estudo permite que os alunos, leitores e produtores de textos em vários gêneros, percebam que as escolhas estilísticas feitas pelo produtor de texto, por um ou outro período simples ou composto, podem sinalizar múltiplos sentidos, mediados pela linguagem verbal e verbo-visual. Assim, pautada nas contribuições de Bakhtin e do Círculo, acerca das discussões sobre os gêneros discursivos, analisamos no livro didático supracitado, o funcionamento dos processos dos períodos compostos nos textos dos gêneros literários e de divulgação científica presentes nele, a fim de mostrar, como/se o tratamento dos processos de coordenação e subordinação apresentados pelo manual prepara o aluno para perceber o efeito estilístico das construções textuais.

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Biografia do Autor

Ediram de Souza Paixão, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Professora na rede municipal de Itajuípe; Graduada em Letras/ Espanhol- UESC Especialista em Leitura e Produção Textual-UESC Mestre em Letras- UESC

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Publicado

2019-08-15

Como Citar

Paixão, E. de S., & Torga, V. L. M. (2019). Processo de coordenação e subordinação em um livro didático - um estudo à luz de bakhtin e o círculo. Signo, 44(80), 178-190. https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13263

Edição

Seção

Leitura, escrita e enunciação