Processo de coordenação e subordinação em um livro didático - um estudo à luz de bakhtin e o círculo
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13263Palavras-chave:
Gêneros discursivos, Subordinação, Coordenação.Resumo
O presente artigo de cunho teórico-qualitativo tem como foco principal a reflexão sobre a abordagem de períodos compostos no livro didático - Português: Literatura, gramática e produção de texto vol. 3, (Sarmento; Tufano, 2010) à luz dos estudos bakhtinianos. A questão de pesquisa que nos orienta é: como e se o que é proposto no livro didático em estudo permite que os alunos, leitores e produtores de textos em vários gêneros, percebam que as escolhas estilísticas feitas pelo produtor de texto, por um ou outro período simples ou composto, podem sinalizar múltiplos sentidos, mediados pela linguagem verbal e verbo-visual. Assim, pautada nas contribuições de Bakhtin e do Círculo, acerca das discussões sobre os gêneros discursivos, analisamos no livro didático supracitado, o funcionamento dos processos dos períodos compostos nos textos dos gêneros literários e de divulgação científica presentes nele, a fim de mostrar, como/se o tratamento dos processos de coordenação e subordinação apresentados pelo manual prepara o aluno para perceber o efeito estilístico das construções textuais.Downloads
Referências
BAKHTIN, M.M. Os gêneros do discurso. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 1 ª ed. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, M.M. Questões de estilística no ensino da língua. São Paulo: Editora 34, 2013.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬BAKHTIN, M.M. (V.N. Volochínov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34,2017.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬
BAKHTIN, M.M. Para uma filosofia do ato. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza. Disponível em: http://minhateca.com.br. Acesso em 29 de Dezembro de 2018.
BRAIT, B. Estilo. In: BRAIT, B. Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
CAMPOS, Edson N. O conceito de gênero: implicações metodológicas para a leitura e a produção de textos. In: Discursos e Identidade Cultural. In: V Congresso de Letras. ENAC. Caratinga, 2005.
COSTA VAL, Maria da Graça. A gramática do texto, no texto. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v.10, n. 2, p.107-133, jul./dez. 2002. Disponível em: http://periodicos.letras.ufmg.br. Acesso em 20 de dezembro de 2018.
GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 26. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
GRILLO, S.V. de C. Gêneros primários e gêneros secundários no círculo de Bakhtin: implicações para a divulgação científica. Alfa: Revista de Linguística. São Paulo 52 (1): p. 57-79, 2008.
SARMENTO, L.L; TUFANO, D. Português – Literatura, Gramática e Produção de Texto. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2010.
SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin. Séries ideias sobre linguagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.