Processos fonológicos consonantais na aquisição da classe verbal irregular do português brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13570

Palavras-chave:

Aquisição do sistema verbal irregular. Alternâncias consonantais. Processos fonológicos.

Resumo

O presente estudo tem como foco analisar como crianças em fase de aquisição do sistema verbal irregular do PB (Português Brasileiro) aplicam os processos fonológicos consonantais diante de conjugações verbais irregulares e qual a relação desses processos com a aquisição verbal do português. Para isso, selecionou-se o total de nove verbos, que foram avaliados segundo a aplicação de um instrumento, criado especificamente para esta pesquisa. Participaram da coleta de dados 16 crianças, falantes nativas de PB, estudantes de 1º ao 4º ano, na faixa etária de 06 a 09 anos de idade, todos alfabetizados. A partir das possibilidades de análise, entende-se que a aquisição do sistema verbal irregular do PB pode ser considerada como tardia, motivada, especialmente, pela presença de alternâncias consonantais nos radicais de suas flexões, as quais operam na língua com processos fonológicos consonantais.

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Biografia do Autor

Tamires Pereira Duarte Goulart, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS/RS

Doutoranda em Educação pela UFPEL. Mestra em Letras pela UCPEL. Graduada em Letras - Português/Inglês

Veridiana Pereira Borges, Rede de educação particular de Pelotas/RS

Mestra em Letras pela UCPEL. Graduada em Letras/ Português pela UCPEL

Gabriela Tornquist Mazzaferro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS/RS

Doutora em Letras pela UCPEL. Mestra em Letras pela UCPEL. Graduada em Letras português/Espanhol pela UCPEL.

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Publicado

2019-09-03

Como Citar

Goulart, T. P. D., Borges, V. P., & Mazzaferro, G. T. (2019). Processos fonológicos consonantais na aquisição da classe verbal irregular do português brasileiro. Signo, 44(81), 54-66. https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13570

Edição

Seção

Cooperação internacional na pesquisa em Linguística e Literatura