Processos fonológicos consonantais na aquisição da classe verbal irregular do português brasileiro

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13570

Mots-clés :

Aquisição do sistema verbal irregular. Alternâncias consonantais. Processos fonológicos.

Résumé

O presente estudo tem como foco analisar como crianças em fase de aquisição do sistema verbal irregular do PB (Português Brasileiro) aplicam os processos fonológicos consonantais diante de conjugações verbais irregulares e qual a relação desses processos com a aquisição verbal do português. Para isso, selecionou-se o total de nove verbos, que foram avaliados segundo a aplicação de um instrumento, criado especificamente para esta pesquisa. Participaram da coleta de dados 16 crianças, falantes nativas de PB, estudantes de 1º ao 4º ano, na faixa etária de 06 a 09 anos de idade, todos alfabetizados. A partir das possibilidades de análise, entende-se que a aquisição do sistema verbal irregular do PB pode ser considerada como tardia, motivada, especialmente, pela presença de alternâncias consonantais nos radicais de suas flexões, as quais operam na língua com processos fonológicos consonantais.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Tamires Pereira Duarte Goulart, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS/RS

Doutoranda em Educação pela UFPEL. Mestra em Letras pela UCPEL. Graduada em Letras - Português/Inglês

Veridiana Pereira Borges, Rede de educação particular de Pelotas/RS

Mestra em Letras pela UCPEL. Graduada em Letras/ Português pela UCPEL

Gabriela Tornquist Mazzaferro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS/RS

Doutora em Letras pela UCPEL. Mestra em Letras pela UCPEL. Graduada em Letras português/Espanhol pela UCPEL.

Références

CASTILHO, A. T. de. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012.

GOULART, T. P. D. A Produção de Formas Verbais Irregulares por Crianças Falantes do Português Brasileiro (PB). 2015. 147 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2015.

GOULART, T. P. D. MATZENAUER, C. L. B. A conjugação de verbos irregulare por crianças falantes nativas de Português Brasileiro: Um estudo sob o viés da Fonologia e da Morfologia Lexical. Alfa, São Paulo, v.62, n.1, p.173-193, 2018.

KEHDI, V. Morfemas do Português. São Paulo: Ática, 1990.

LORANDI, A. Formas morfológicas variantes na aquisição da morfologia: evidências da sensibilidade da criança à gramática da língua. Letrônica, v. 3 , n. 1 , p. 81; julho 2010.

LORANDI, A. Formas Morfológicas na Gramática Infantil: um estudo à luz da Teoria da Otimidade. Dissertação de Mestrado PUCRS. Porto Alegre: PUCRS, 2006.

RUMELHART, D; McCLELLAND, J. L. On learning the past tenses of English Verbs.San Diego: Institute for Cognitive Science, UniversityofCalifornia, 1985.

SANTOS, R. S; SCARPA, E. M. A aquisição da morfologia verbal e sua relação com o acento primário. Porto Alegre: Letras de Hoje, EDIPUC, v. 38, 2003.

SOUZA & SILVA M. C. P; KOCH, I. V. Linguística Aplicada ao Português: Morfologia.17 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

MIRANDA, A. R. M. A Metafonia Nominal. Tese (Doutorado em Letras). Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: PUCRS, 2000.

WETZELS,W.L. Mid Vowel Neutralization in Brazilian Portuguese. Cadernos de Estudos Linguísticos, n. 23, 1992.

Téléchargements

Publié-e

2019-09-03

Comment citer

Goulart, T. P. D., Borges, V. P., & Mazzaferro, G. T. (2019). Processos fonológicos consonantais na aquisição da classe verbal irregular do português brasileiro. Signo, 44(81), 54-66. https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13570

Numéro

Rubrique

Cooperação internacional na pesquisa em Linguística e Literatura