Aprendizagem da compreensão leitora: uma proposta de transposição didática da Teoria da Polifonia e da Teoria dos Blocos Semânticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13596

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de leitura. Compreensão leitora. Teoria da Polifonia. Teoria dos Blocos Semânticos. Transposição didática.

Resumo

Neste artigo trago à discussão uma proposta de ensino da compreensão leitora fundada na Teoria da Argumentação na Língua (TAL), de Oswald Ducrot e Marion Carel. Concebendo a compreensão leitora como uma habilidade a ser constantemente desenvolvida pelo sujeito leitor, penso que a transposição didática da Teoria da Polifonia e da Teoria dos Blocos Semânticos, versões mais recentes da TAL, pode contribuir significativamente para a aprendizagem ou a qualificação da leitura. A ideia que submeto aqui à apreciação da comunidade científica é a de que, por um lado, a concepção polifônica do sentido é capaz de subsidiar o desenvolvimento do nível analítico da compreensão em leitura. Por outro lado, a Teoria dos Blocos Semânticos fornece mecanismos que, devidamente transpostos para o contexto de aprendizagem, potencializam, in thesis, o desenvolvimento do nível sintético da compreensão leitora.

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Biografia do Autor

Tânia Maris de Azevedo, Universidade de Caxias do Sul

Professora e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras

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Publicado

2019-08-15

Como Citar

de Azevedo, T. M. (2019). Aprendizagem da compreensão leitora: uma proposta de transposição didática da Teoria da Polifonia e da Teoria dos Blocos Semânticos. Signo, 44(80), 94-103. https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13596

Edição

Seção

Leitura, escrita e enunciação