Aprendizagem da compreensão leitora: uma proposta de transposição didática da Teoria da Polifonia e da Teoria dos Blocos Semânticos
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13596Keywords:
Ensino e aprendizagem de leitura. Compreensão leitora. Teoria da Polifonia. Teoria dos Blocos Semânticos. Transposição didática.Abstract
Neste artigo trago à discussão uma proposta de ensino da compreensão leitora fundada na Teoria da Argumentação na Língua (TAL), de Oswald Ducrot e Marion Carel. Concebendo a compreensão leitora como uma habilidade a ser constantemente desenvolvida pelo sujeito leitor, penso que a transposição didática da Teoria da Polifonia e da Teoria dos Blocos Semânticos, versões mais recentes da TAL, pode contribuir significativamente para a aprendizagem ou a qualificação da leitura. A ideia que submeto aqui à apreciação da comunidade científica é a de que, por um lado, a concepção polifônica do sentido é capaz de subsidiar o desenvolvimento do nível analítico da compreensão em leitura. Por outro lado, a Teoria dos Blocos Semânticos fornece mecanismos que, devidamente transpostos para o contexto de aprendizagem, potencializam, in thesis, o desenvolvimento do nível sintético da compreensão leitora.Downloads
References
ÁLVAREZ, Teodoro. Didáctica del texto en la formación del professorado. Madrid: Síntesis, 2005.
AZEVEDO, Tânia Maris de. Em busca do sentido do discurso: a semântica argumentativa como uma possibilidade para a descrição do sentido do discurso. Caxias do Sul: Educs, 2006.
AZEVEDO, Tânia Maris de. Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativa. In Conjectura, v. 16, n. 2, maio./ago. 2011, p. 39-55.
AZEVEDO, Tânia Maris de. Gradualidade , uma constante na Semântica Argumentativa. In Estudos da Língua(gem), 13, n. 1, junho 2015, p. 81-96.
AZEVEDO, T. M.. Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura. Letras de Hoje, v. 51, 2016a, p. 73-81.
AZEVEDO, T. M.. Encadeamentos argumentativos, relações sintagmáticas e associativas: reflexões sobre o ensino da leitura. In ANTARES, vol. 8, nº 15 – Jan/.jun. 2016b, p. 48-65.
AZEVEDO, T. M.; ROWELL, Vania Morales . Problematização e ensino de língua materna. Pesquisas em Discurso Pedagógico, v. 1, p. 1-21, 2009.
CAREL, M.; DUCROT, O. La semántica argumentativa: una introducción a la teoria de los bloques semánticos. Buenos Aires: Colihue, 2005.
CAREL, Marion. Argumentación normativa y argumentación exceptiva. In Signo y Seña, n. 9, jun. 1998, p. 257-298.
CAREL, Marion. L’argumentation dans le discours: argumenter n’est pas justifier. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 32, n. 1, mar. 1997, p. 23-40.
CAREL, Marion. Significação e argumentação. In Signo. Santa Cruz do Sul, v. 42, n. 73, p. 02-20, jan./abril 2017, p. 02-20.
CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991.
DUCROT, Oswald. Enunciação. In: Enciclopédia EINAUDI. Vol. 2: Linguagem – Enunciação. Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1984, p. 368-393.
DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas, SP: Pontes, 1987.
DUCROT, Oswald. Polifonía y argumentación – conferencias del seminario Teoría de la Argumentación y Análisis del Discurso. Cali, Universidad del Valle, 1990.
DUCROT, Oswald. Introducción: conferencia 1. In CAREL, M.; DUCROT, O. La semántica argumentativa: una introducción a la teoria de los bloques semánticos. Buenos Aires: Colihue, 2005a, p. 09-25.
DUCROT, Oswald. Los bloques semânticos y el cuadrado argumentativo: conferencia 2. In CAREL, M.; DUCROT, O. La semántica argumentativa: una introducción a la teoria de los bloques semánticos. Buenos Aires: Colihue, 2005b, p. 27-50.
DUCROT, Oswald. Argumentação retórica e argumentação linguística. In Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 44, n. 1, p. 20-25, jan./mar. 2009, p. 20-25.
FALKENBACH, L.I.S. & AZEVEDO, T.M. A Teoria da Argumentação na Língua no ensino de compreensão leitora. Letrônica, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 169-180, 2018.
TEIXEIRA, Marlene e FERREIRA, Sabrina. Leitura na escola: um barco à deriva? Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 43, n. 1, p. 63-68, 2008.
TEIXEIRA, Marlene. É possível a leitura? Revista Nonada da UniRitter, v. 08, n. 08, p. 195-203, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors publishing with Signo retain the copyright to their work, licensing it under the Creative Commons Attribution License which allows articles to be re-used and re-distributed without restriction, as long as the original work is correctly cited. Signo is owned by Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul and also hosts the Open Journal System plataform. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.