Aprendizagem da compreensão leitora: uma proposta de transposição didática da Teoria da Polifonia e da Teoria dos Blocos Semânticos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13596

Keywords:

Ensino e aprendizagem de leitura. Compreensão leitora. Teoria da Polifonia. Teoria dos Blocos Semânticos. Transposição didática.

Abstract

Neste artigo trago à discussão uma proposta de ensino da compreensão leitora fundada na Teoria da Argumentação na Língua (TAL), de Oswald Ducrot e Marion Carel. Concebendo a compreensão leitora como uma habilidade a ser constantemente desenvolvida pelo sujeito leitor, penso que a transposição didática da Teoria da Polifonia e da Teoria dos Blocos Semânticos, versões mais recentes da TAL, pode contribuir significativamente para a aprendizagem ou a qualificação da leitura. A ideia que submeto aqui à apreciação da comunidade científica é a de que, por um lado, a concepção polifônica do sentido é capaz de subsidiar o desenvolvimento do nível analítico da compreensão em leitura. Por outro lado, a Teoria dos Blocos Semânticos fornece mecanismos que, devidamente transpostos para o contexto de aprendizagem, potencializam, in thesis, o desenvolvimento do nível sintético da compreensão leitora.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Tânia Maris de Azevedo, Universidade de Caxias do Sul

Professora e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras

References

ÁLVAREZ, Teodoro. Didáctica del texto en la formación del professorado. Madrid: Síntesis, 2005.

AZEVEDO, Tânia Maris de. Em busca do sentido do discurso: a semântica argumentativa como uma possibilidade para a descrição do sentido do discurso. Caxias do Sul: Educs, 2006.

AZEVEDO, Tânia Maris de. Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativa. In Conjectura, v. 16, n. 2, maio./ago. 2011, p. 39-55.

AZEVEDO, Tânia Maris de. Gradualidade , uma constante na Semântica Argumentativa. In Estudos da Língua(gem), 13, n. 1, junho 2015, p. 81-96.

AZEVEDO, T. M.. Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura. Letras de Hoje, v. 51, 2016a, p. 73-81.

AZEVEDO, T. M.. Encadeamentos argumentativos, relações sintagmáticas e associativas: reflexões sobre o ensino da leitura. In ANTARES, vol. 8, nº 15 – Jan/.jun. 2016b, p. 48-65.

AZEVEDO, T. M.; ROWELL, Vania Morales . Problematização e ensino de língua materna. Pesquisas em Discurso Pedagógico, v. 1, p. 1-21, 2009.

CAREL, M.; DUCROT, O. La semántica argumentativa: una introducción a la teoria de los bloques semánticos. Buenos Aires: Colihue, 2005.

CAREL, Marion. Argumentación normativa y argumentación exceptiva. In Signo y Seña, n. 9, jun. 1998, p. 257-298.

CAREL, Marion. L’argumentation dans le discours: argumenter n’est pas justifier. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 32, n. 1, mar. 1997, p. 23-40.

CAREL, Marion. Significação e argumentação. In Signo. Santa Cruz do Sul, v. 42, n. 73, p. 02-20, jan./abril 2017, p. 02-20.

CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991.

DUCROT, Oswald. Enunciação. In: Enciclopédia EINAUDI. Vol. 2: Linguagem – Enunciação. Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1984, p. 368-393.

DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas, SP: Pontes, 1987.

DUCROT, Oswald. Polifonía y argumentación – conferencias del seminario Teoría de la Argumentación y Análisis del Discurso. Cali, Universidad del Valle, 1990.

DUCROT, Oswald. Introducción: conferencia 1. In CAREL, M.; DUCROT, O. La semántica argumentativa: una introducción a la teoria de los bloques semánticos. Buenos Aires: Colihue, 2005a, p. 09-25.

DUCROT, Oswald. Los bloques semânticos y el cuadrado argumentativo: conferencia 2. In CAREL, M.; DUCROT, O. La semántica argumentativa: una introducción a la teoria de los bloques semánticos. Buenos Aires: Colihue, 2005b, p. 27-50.

DUCROT, Oswald. Argumentação retórica e argumentação linguística. In Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 44, n. 1, p. 20-25, jan./mar. 2009, p. 20-25.

FALKENBACH, L.I.S. & AZEVEDO, T.M. A Teoria da Argumentação na Língua no ensino de compreensão leitora. Letrônica, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 169-180, 2018.

TEIXEIRA, Marlene e FERREIRA, Sabrina. Leitura na escola: um barco à deriva? Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 43, n. 1, p. 63-68, 2008.

TEIXEIRA, Marlene. É possível a leitura? Revista Nonada da UniRitter, v. 08, n. 08, p. 195-203, 2005.

Published

2019-08-15

How to Cite

de Azevedo, T. M. (2019). Aprendizagem da compreensão leitora: uma proposta de transposição didática da Teoria da Polifonia e da Teoria dos Blocos Semânticos. Signo, 44(80), 94-103. https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13596

Issue

Section

Leitura, escrita e enunciação