Ler Pessoa. Dois estudos semânticos em torno de sua obra poética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13721

Palavras-chave:

Interpretação. Semântica Argumentativa. Leitura. Escrita.

Resumo

Este artigo tem por objetivo geral mostrar em que medida a interpretação é um fenômeno que − como a argumentação − está inscrito na própria natureza da língua. Com base nos estudos e pesquisas em Semântica Argumentativa, partimos da hipótese de que a significação das palavras é um fator determinante não apenas para a construção do sentido dos enunciados, mas também para o estabelecimento de um possível "percurso de leitura", por meio do qual se depreende o sentido global do discurso. A fim de elucidarmos − de um ponto de vista semântico − esse recurso essencialmente cognitivo que torna possível a interação entre os homens, analisamos dois discursos literários, a saber: um fragmento do Livro do desassossego, de Bernardo Soares, e o segundo poema de O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro, ambos de autoria desses dois referidos heterônimos de Fernando Pessoa. As análises desse corpus literário mostram que a interpretação textual está subordinada à significação das palavras, às relações entre as palavras, entre os enunciados, entre as partes do discurso, bem como às instruções que o enunciado dá de sua própria enunciação.

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Biografia do Autor

Lauro Gomes, Escola de Humanidades - PPGL (PUCRS/CAPES)

Doutorando em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGLetras/ PUCRS), bolsista integral do CNPq. Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2014). Graduado em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (2012). Atua na área de Linguística e seus principais temas de interesse são: ensino de leitura, produção e avaliação de textos e discursos, enunciação, argumentação e polifonia. Seus principais trabalhos fundamentam-se na Teoria da Argumentação na Língua, semântica linguística criada por Oswald Ducrot e Jean-Claude Anscombre e atualmente desenvolvida por Oswald Ducrot e Marion Carel na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em Paris, na França. Tem experiência na área de Linguística e Letras, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa. É membro da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL).

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Publicado

2019-08-15

Como Citar

Gomes, L., & Christopulos, G. (2019). Ler Pessoa. Dois estudos semânticos em torno de sua obra poética. Signo, 44(80), 16-29. https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13721

Edição

Seção

Leitura, escrita e enunciação