Ler Pessoa. Dois estudos semânticos em torno de sua obra poética

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13721

Keywords:

Interpretação. Semântica Argumentativa. Leitura. Escrita.

Abstract

Este artigo tem por objetivo geral mostrar em que medida a interpretação é um fenômeno que − como a argumentação − está inscrito na própria natureza da língua. Com base nos estudos e pesquisas em Semântica Argumentativa, partimos da hipótese de que a significação das palavras é um fator determinante não apenas para a construção do sentido dos enunciados, mas também para o estabelecimento de um possível "percurso de leitura", por meio do qual se depreende o sentido global do discurso. A fim de elucidarmos − de um ponto de vista semântico − esse recurso essencialmente cognitivo que torna possível a interação entre os homens, analisamos dois discursos literários, a saber: um fragmento do Livro do desassossego, de Bernardo Soares, e o segundo poema de O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro, ambos de autoria desses dois referidos heterônimos de Fernando Pessoa. As análises desse corpus literário mostram que a interpretação textual está subordinada à significação das palavras, às relações entre as palavras, entre os enunciados, entre as partes do discurso, bem como às instruções que o enunciado dá de sua própria enunciação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Lauro Gomes, Escola de Humanidades - PPGL (PUCRS/CAPES)

Doutorando em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGLetras/ PUCRS), bolsista integral do CNPq. Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2014). Graduado em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (2012). Atua na área de Linguística e seus principais temas de interesse são: ensino de leitura, produção e avaliação de textos e discursos, enunciação, argumentação e polifonia. Seus principais trabalhos fundamentam-se na Teoria da Argumentação na Língua, semântica linguística criada por Oswald Ducrot e Jean-Claude Anscombre e atualmente desenvolvida por Oswald Ducrot e Marion Carel na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em Paris, na França. Tem experiência na área de Linguística e Letras, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa. É membro da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL).

References

ANSCOMBRE, Jean-Claude; DUCROT, Oswald. L'argumentation dans la langue. Bruxelles : Mardaga, 1983.

CAREL, Marion. L’Entrelacement argumentatif. Lexique, discours et blocs sémantiques. Paris : Éditions Honoré Champion, 2011.

CAREL, Marion. Introduction. In : CAREL, Marion. (Org.). Argumentation et polyphonie : de Saint Augustin à Robbe-Grillet. Paris: L’Harmattan, 2012. p. 7-58.

CAREL, Marion; DUCROT, Oswald. La semántica argumentativa: una introducción a la teoría de los bloques semánticos. Edición: María Marta Negroni e Alfredo M. Lescano. Buenos Aires: Colihue, 2005.

CAREL, Marion. Signification et argumentation. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 42, n. 73, jan. 2017. ISSN 1982-2014. Doi: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v42i73.8579.

CAREL, Marion. Les argumentations énonciatives Letrônica, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 125-143, abril-jun. 2018. Doi: http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2018.2.30475

CAREL, Marion. Interprétation et décodage argumentatifs. Signo, Santa Cruz do Sul, à paraître.

CHRISTOPULOS, Giorgio. « Au delà de l’isotopie », SHS Web of Conferences, vol 46, article n°06004, 2018, 6ème Congrès Mondial de Linguistique Française, https://doi.org/10.1051/shsconf/20184606004.

CHRISTOPULOS, Giorgio. As palavras são miradouros. Pessoa: uma aguda alegria. Signo, Santa Cruz do Sul, à paraître.

DUCROT, Oswald. Le dire et le dit. Paris : Les Éditions de Minuit, 1984.

DUCROT, Oswald. Dire et ne pas dire: Principes de sémantique linguistique. 3ed. Hermann éditeurs des sciences et des arts. Paris, 1991.

SAUSSURE, Ferdinand de. Écrits de linguistique générale. Texte établi et édité par Simon Bouquet et Rudolf Engler. Éditions Gallimard. Paris, 2002.

Published

2019-08-15

How to Cite

Gomes, L., & Christopulos, G. (2019). Ler Pessoa. Dois estudos semânticos em torno de sua obra poética. Signo, 44(80), 16-29. https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13721

Issue

Section

Leitura, escrita e enunciação