A experiência comunitária e a vivência da metrópole: o prelúdio, de William Wordsworth, à luz de Walter Benjamin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14162

Palavras-chave:

Experiência, Vivência, William Wordsworth, Walter Benjamin, Poesia

Resumo

Em seu poema autobiográfio, O Prelúdio, o poeta inglês William Wordsworth empenha-se em encontrar em sua memória os eventos que deram forma à sua vida subjetiva e reavaliar suas experiências passadas à luz de sua consciência presente. Com este trabalho, tivemos por objetivo analisar os tipos de experiências descritas por Wordsworth e a relação que mantém com o ambiente que as geraram. Para tanto, recorremos aos conceitos do filósofo Walter Benjamin de ‘experiência’, ‘vivência’ e ‘choque’ e analisamos excertos de O Prelúdio a partir dessas categorias. Constatamos que as experiências encontram-se especialmente na infância de Wordsworth no campo, em meio à sua pequena comunidade rural. Vivências têm lugar no relato como fundo contra o qual as experiências vivas mostram-se mais nítida, especialmente como contraste entre a vida urbana e a campestre. Choques, por outro lado, aparecem como momentos marcados na memória por sua singularidade e inefabilidade, que assombram o biógrafo ainda anos mais tarde, sem jamais desvelarem por completo seu significado. Concluímos que, em O Prelúdio, o campo e a comunidade é o locus da experiência viva, enquanto que a cidade oferece apenas vivências ao sujeito, embora, para o poeta, momentos de choque possam resgatar das vivências lampejos de experiência autêntica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angiuli Copetti de Aguiar, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Estudos Literários - Literatura Comparada, na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Referências

BENJAMIN, W. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: ______. Obras Escolhidas. Vol. 3. São Paulo: Brasiliense, 1994. pp. 103-149.

BISHOP, J. Wordsworth and the “Spots of Time”. ELH, vov. 26, no. 1, 1959. pp. 45-65.

WORDSWORTH, W. The Prelude. In: ______. The Collected Poems of William Wordsworth. Ware, Hertfordshire: Wordsworth Editions, 1995. pp. 750-892.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Como Citar

de Aguiar, A. C. (2020). A experiência comunitária e a vivência da metrópole: o prelúdio, de William Wordsworth, à luz de Walter Benjamin. Signo, 45(82), 14-23. https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14162

Edição

Seção

PPGL Unisc: 15 anos de pesquisa em leitura