Literatura e engajamento em José Saramago

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14196

Palavras-chave:

Literatura, Ideologia, Engajamento, José Saramago

Resumo

O engajamento de José Saramago, termo recuperado com o sentido proposto por Jean-Paul Sartre (2014), reside, não apenas na sua atitude de quem se posiciona ativamente frente às mais diferentes questões e ações públicas, mas pela reelaboração da escrita e pela atitude de trazer na sua narrativa o que diz respeito ao solo social e político. A partir do Ensaio sobre a lucidez e da revisão do conceito de ideologia à luz de autores como Althusser (1996), Eagleton (2011), White (2001) e Žižek (1996), este texto apresenta uma leitura de como o escritor elabora o que propomos como um novo modelo ideológico e as implicações na sua obra. Os resultados dessa discussão apontam que a nova formação ideológica proposta pelo escritor se define pela fuga constante da asfixia da alienação, dada pela reflexão, a indignação e a constante reinvenção como signos para uma construção possível de novas formas de habitar o mundo; isso porque entende ele que a literatura não é nem mais nem menos que parte da vida e deve, portanto, ser lugar de debate acerca das premissas que estruturam e legitimam os jogos ideológicos que regem os gestos e as atitudes humanas que por fim constituem a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Fernandes Oliveira Neto, Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA)

Professor de Literatura Portuguesa na Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA); Doutor em Estudos da Linguagem, Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); autor de Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago (Appris, 2012); líder do Grupo Estudos Sobre o Romance; diretor da Revista de Estudos Saramaguianos e da Revista 7faces.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Como Citar

Oliveira Neto, P. F. (2020). Literatura e engajamento em José Saramago. Signo, 45(82), 24-34. https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14196

Edição

Seção

PPGL Unisc: 15 anos de pesquisa em leitura