A literatura da Shoah no Brasil: o frágil corpo humano em A morte de um carrasco, de Joseph Nichthauser

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14309

Palavras-chave:

Shoah. Judeus. Joseph Nichthauser. Violência.

Resumo

No século XX, com a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, viu-se o surgimento de um novo homem. Trata-se de um homem não mais dotado de forças heroicas capazes de resistir à violência dos novos tempos, mas de um homem fragilizado, vulnerável e debilitado. Esse sentimento de impotência tomou conta principalmente daqueles que foram vítimas dos regimes autoritários e totalitários. No contexto internacional, particularmente, após a Segunda Guerra, muitos judeus, devido à dizimação por que passaram e à violência que sofreram, saíram da Europa em busca de uma vida menos indigna em outros países do mundo. O judeu brasileiro Joseph Nichthauser é um exemplo de sobrevivente da Shoah nazista. Vítima da fome, das perdas irreparáveis, das doenças e dos trabalhos forçados, viu na escrita um meio para encontrar e atribuir um sentido para sua vida. Em 1972, publica Quero viver... memórias de um ex-morto, e, em 2003, lança A morte de um carrasco. O objetivo deste trabalho é analisar a violência e a opressão exercidas sobre os corpos dos judeus nos campos de concentração, a animalização a que eram submetidos, a desautorização de suas crenças religiosas e o próprio processo de imigração por que passaram, tendo como base o segundo livro publicado pelo autor. A reflexão sobre esses itens é importante porque permite a construção de uma nova ética, um novo ponto de vista para se pensar a humanidade, as relações humanas e as minorias. Para o embasamento desta proposta, buscou-se respaldo em autores como Elaine Scarry e Walter Benjamin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lizandro Carlos Calegari, UFSM

Dr. em Letras. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, RS.

Referências

ABRAHAM, Ben. Holocausto: o massacre de 6 milhões. 29. ed. São Paulo: WG Comunicações e Produções, 1976. 160p.

ADORNO, Theodor. Educação após Auschwitz. In: COHN, Gabriel (Org.). Theodor W. Adorno: sociologia. Trad. Flávio R. Kothe, Aldo Onesti e Amélia Cohn. 2. ed. São Paulo: Ática, 1994. p. 33-45.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: ______. Magia e técnica, arte e política. Vol. I. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 114-119.

HAISKI, Vanderléia de Andrade. Trauma, memória e narrativa em The Pawnbroker, de Edward Lewis Wallant, e Quero viver... memórias de um ex-morto, de Joseph Nichthauser: comparações e intersecções. 2013. 139f. Dissertação (Mestrado de Letras) – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, 2013.

NICHTHAUSER, Joseph. A morte de um carrasco. Belo Horizonte: Saitec Ed., 2003. 202p.

SCARRY, Elaine. The Structure of Torture: The Conversion of Real Pain into the Fiction of Power. In: ______. The Body in Pain: The Making and Unmaking of the World. New York, Oxford: Oxford University Press, 1985. p. 27-59.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Literatura da Shoah no Brasil. Arquivo Maaravi, Belo Horizonte, n. 1, v. 1, s. p., out. 2007.

WALDMAN, Berta. Notes Concerning Jewish Identity in Brazil: From Word to Image. In: FOSTER, David William (Ed.). Latin American Jewish Cultural Production. Nashville: Vanderbilt University Press, 2009. p. 3-23.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Como Citar

Calegari, L. C. (2020). A literatura da Shoah no Brasil: o frágil corpo humano em A morte de um carrasco, de Joseph Nichthauser. Signo, 45(82), 65-75. https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14309

Edição

Seção

PPGL Unisc: 15 anos de pesquisa em leitura