Corpo, ritmo e voz na leitura de poemas

Gláucia Regina Raposo de Souza

Resumo


Trata-se de um ensaio livre sobre a leitura de poemas entre leitores iniciantes, a partir da experiência e dos estudos da autora como leitora, como professora e como escritora.

Palavras-chave


leitura de poemas, literatura infanitl, escrita de poemas

Texto completo:

PDF

Referências


BANDEIRA, Manuel. Belo Belo e outros poemas. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.

BARRO, João de. A história da baratinha. São Paulo: Moderna, 2002.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov.

In: ________. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.

CHARTIER, Roger. As práticas da escrita. In: ARRIÈS, Philippe; BUBY, Georges (dir). História da vida privada. v.3. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. p. 113-161.

JEAN, Georges. Na escola da poesia. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

OLSON, David. O mundo no papel: implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escritura. São Paulo: Ática, 1997.

PAES, José Paulo. Poesia para crianças. São Paulo: Giordano, 1996.

PESSOA, Fernando. O eu profundo e os outros eus. 12ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

SOUZA, Gláucia de. Do alto do meu chapéu. Porto Alegre: Projeto, 2011.

SPINA, Segismundo. Na madrugada das formas poéticas. São Paulo: Ática, 1982.

SAENGER, Paul. A separação entre as palavras e a fisiologia da leitura. In: OLSON, David; Torrance, Nancy. Cultura escrita e oralidade. 2 ed. São Paulo: Ática, 1997. p. 211-227.




DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v45i83.14934

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo