Corpo, ritmo e voz na leitura de poemas
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v45i83.14934Palabras clave:
leitura de poemas, literatura infanitl, escrita de poemasResumen
Trata-se de um ensaio livre sobre a leitura de poemas entre leitores iniciantes, a partir da experiência e dos estudos da autora como leitora, como professora e como escritora.Descargas
Citas
BANDEIRA, Manuel. Belo Belo e outros poemas. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
BARRO, João de. A história da baratinha. São Paulo: Moderna, 2002.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov.
In: ________. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CHARTIER, Roger. As práticas da escrita. In: ARRIÈS, Philippe; BUBY, Georges (dir). História da vida privada. v.3. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. p. 113-161.
JEAN, Georges. Na escola da poesia. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.
OLSON, David. O mundo no papel: implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escritura. São Paulo: Ática, 1997.
PAES, José Paulo. Poesia para crianças. São Paulo: Giordano, 1996.
PESSOA, Fernando. O eu profundo e os outros eus. 12ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
SOUZA, Gláucia de. Do alto do meu chapéu. Porto Alegre: Projeto, 2011.
SPINA, Segismundo. Na madrugada das formas poéticas. São Paulo: Ática, 1982.
SAENGER, Paul. A separação entre as palavras e a fisiologia da leitura. In: OLSON, David; Torrance, Nancy. Cultura escrita e oralidade. 2 ed. São Paulo: Ática, 1997. p. 211-227.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.