Poesia e letramento literário a partir da leitura de Passeio poético por Bagé, de Ernesto Wayne.

Vera Lúcia Cardoso Medeiros, Débora Rosa, Lediane Trebien

Resumo


O artigo apresenta metodologia de letramento literário no ensino fundamental, centrada no gênero poesia e organizada em torno da obra Passeio poético por Bagé (WAYNE, 1996). A metodologia proposta aqui origina-se de projeto de letramento literário desenvolvido no ano de 2019 durante estágio curricular obrigatório, realizado por acadêmica do curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé. Além da descrição das estratégias de exploração do texto poético, pretende-se refletir sobre os fundamentos da proposta com base em referencial teórico sobre os conceitos de poesia, gênero lírico, letramento literário e pedagogia decolonial, bem como ilustrar as análises com registros dos trabalhos dos alunos que participaram do projeto de estágio que deu origem a nossa proposta de poesia e letramento literário.

Palavras-chave


poesia; letramento literário; Ernesto Wayne; metodologia; ensino fundamental.

Texto completo:

PDF

Referências


COSSON, R. Letramento literário. In: FRADE, I.; VAL, M.; BREGUNCI, M. (orgs). Glossário CEALE: termos de alfabetização, leitura e escrita para alfabetizadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: ˂http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/letramento-literario.˃ Acesso em: 31 mar. 2020.

____. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.

FAILA, Z. (org.). Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. Disponível em: ˂http://prolivro.org.br/home/images/2016/RetratosDaLeitura2016_LIVRO_EM_PDF_FINAL_COM_CAPA.pdf. ˃ Acesso em: 30 mar. 2020.

MORICONI, Í. Como e por que ler a poesia brasileira do século XX. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

PAZ, O. O arco e a lira. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

REIS, C. O conhecimento da literatura. Introdução aos estudos literários. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

TREVISAN, A. A poesia. Uma iniciação à leitura poética. 2.ed. Porto Alegre: Secretaria Municipal da Educação: Secretaria Municipal da Cultura: Uniprom, 2001.

WALSH, C. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir, re-viver. In: CANDAU, V. (org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

WAYNE, E. Passeio poético por Bagé. Bagé: Secretaria de cultura, desporto e turismo, 1996.

WAYNE, E. Poeta no espelho. In: PERDOMO, N., LEHMANN, S. Ernesto Wayne.




DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v45i83.14964

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo