Poesia e letramento literário a partir da leitura de Passeio poético por Bagé, de Ernesto Wayne.
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v45i83.14964Palabras clave:
poesia, letramento literário, Ernesto Wayne, metodologia, ensino fundamental.Resumen
O artigo apresenta metodologia de letramento literário no ensino fundamental, centrada no gênero poesia e organizada em torno da obra Passeio poético por Bagé (WAYNE, 1996). A metodologia proposta aqui origina-se de projeto de letramento literário desenvolvido no ano de 2019 durante estágio curricular obrigatório, realizado por acadêmica do curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé. Além da descrição das estratégias de exploração do texto poético, pretende-se refletir sobre os fundamentos da proposta com base em referencial teórico sobre os conceitos de poesia, gênero lírico, letramento literário e pedagogia decolonial, bem como ilustrar as análises com registros dos trabalhos dos alunos que participaram do projeto de estágio que deu origem a nossa proposta de poesia e letramento literário.Descargas
Citas
COSSON, R. Letramento literário. In: FRADE, I.; VAL, M.; BREGUNCI, M. (orgs). Glossário CEALE: termos de alfabetização, leitura e escrita para alfabetizadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: ˂http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/letramento-literario.˃ Acesso em: 31 mar. 2020.
____. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.
FAILA, Z. (org.). Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. Disponível em: ˂http://prolivro.org.br/home/images/2016/RetratosDaLeitura2016_LIVRO_EM_PDF_FINAL_COM_CAPA.pdf. ˃ Acesso em: 30 mar. 2020.
MORICONI, Í. Como e por que ler a poesia brasileira do século XX. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
PAZ, O. O arco e a lira. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
REIS, C. O conhecimento da literatura. Introdução aos estudos literários. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
TREVISAN, A. A poesia. Uma iniciação à leitura poética. 2.ed. Porto Alegre: Secretaria Municipal da Educação: Secretaria Municipal da Cultura: Uniprom, 2001.
WALSH, C. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir, re-viver. In: CANDAU, V. (org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.
WAYNE, E. Passeio poético por Bagé. Bagé: Secretaria de cultura, desporto e turismo, 1996.
WAYNE, E. Poeta no espelho. In: PERDOMO, N., LEHMANN, S. Ernesto Wayne.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.