O papel que aprisiona

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v45i84.15540

Palavras-chave:

Papel de parede amarelo. Mulheres. Aprisionamento. Charlotte Gilman.

Resumo

Este trabalho busca refletir acerca dos significados presentes no conto “O papel de parede amarelo”, de Charlotte Perkins Gilman (2017), publicado em 1892. Intenta-se, também, entender como são discutidos, no texto, os aprisionamentos das mulheres a papéis sociais. Por meio de uma narrativa em primeira pessoa, no conto é possível conhecer a história de uma personagem mulher que foi forçada ao confinamento por seu marido e médico, John. A escolha do marido em fazer isso se dá com a intenção de curá-la de uma depressão nervosa e, assim, a proíbe de fazer qualquer esforço físico ou mental. Por meio da teoria de Laqueur (2001) sobre a invenção do sexo, compreende-se que o discurso científico é apresentado no texto como uma ferramenta de poder, pelo qual mulheres eram mantidas presas aos papéis sociais de esposa e mãe. A teoria de Luce Irigaray (1992) auxilia no entendimento sobre a linguagem como meio de manutenção do patriarcado, por isso a dificuldade da protagonista em libertar-se com auxílio da escrita sobre si. Ao ficar aprisionada em um quarto decorado com um horroroso papel de parede amarelo, a protagonista fica obcecada pela estampa do mesmo, discorrendo sobre ele e seus padrões. Tal narrativa permite traçar paralelos com as situações vivenciadas por ela, enquanto mulher e esposa, e por várias mulheres, em nossa sociedade. Além disso, nela é possível perceber a imposição de papéis sociais como uma das práticas usadas pelo patriarcalismo para subjugar e determinar o comportamento feminino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Prestes de Oliveira, UFSM

Mestre em Letras, Estudos Literários. Doutoranda em Letras, Estudos Literários, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de Santa Maria – RS/BR. É licenciada em Letras Português-Inglês pela UTFPR/Pato Branco e Especialista em TICs aplicadas à educação. Atuou como professora substituta do Colégio Politécnico da UFSM, tutora a distância no Curso de Letras – EAD da UFSM e Revisora Pedagógica e Linguística instrucional no NEaD/CTISM/UFSM.

Nícollas Cayann Teixeira Dutra, UFSM

Mestre em Literatura Comparada, pela UNILA-PR. Doutorando em Letras, Estudos Literários, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de Santa Maria – RS/BR. É bacharel em Relações Internacionais, pela UFPEL-RS. Atuou como professor de língua estrangeira (Inglês e Francês) em programas de extensão da UFSM.

Amanda Laís Jacobsen de Oliveira, UFSM

Mestre e doutoranda em Letras, Estudos Literários, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria – RS. Licenciada em Letras Português-Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Pato Branco – PR. Atua como professora de inglês Rede Municipal de Ensino Fundamental na cidade de Santa Maria – RS.

Anselmo Peres Alós, UFSM

Professor Doutor do Departamento de Letras da UFSM

Referências

A BÍBLIA. Tradução de João Ferreira Almeida. Rio de Janeiro: King Cross Publicações, 2008. Velho Testamento e Novo Testamento.

GILMAN, Charlotte Perkins. O papel de parede amarelo. 3. ed. Trad. Diogo Henriques. Rio de Janeiro: José Olympio, 2017 [1891].

FRIEDAN, Betty. Mística feminina. Tradução de Áurea B. Weissenberg. Petropolis: Vozes Limitada, 1971.

IRIGARAY, Luce. Yo, tu, nosotras. Trad. Pepa Linhares. Madrid: Cátedra, 1992.

KRAMER, Heinrich; SPRENGER, James. O martelo das feiticeiras. Tradução de Paulo Fróes, Rose Marie Murano, Carlos Byington. 3. ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2016.

LAQUEUR, Thomas Walter. Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud. Trad. Vera Whately. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

MILLETT, Kate. Política sexual. Tradução de Alice Sampaio; Gisela da Conceição; Manuela Torres. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1970.

SARAMAGO, José. O Evangelho segundo Jesus Cristo: romance. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Prestes de Oliveira, J., Cayann Teixeira Dutra, N., Jacobsen de Oliveira, A. L., & Peres Alós, A. (2020). O papel que aprisiona. Signo, 45(84), 12-21. https://doi.org/10.17058/signo.v45i84.15540