A pandemia e a urgência das tecnologias: reflexões sobre os desafios para o ensino de língua portuguesa em tempos de isolamento social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15626

Palavras-chave:

Língua Portuguesa. Ensino. Tecnologias. Isolamento social. Desafios.

Resumo

A construção de espaços de aprendizagem que sejam baseados no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) tornou-se algo extremamente necessário neste contexto adverso no qual se encontra a educação, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus. Dessa forma, este artigo tem como objetivo discutir os desafios evidenciados com o isolamento social, no tocante à transformação da atividade docente com base no uso de tecnologias para o ensino de língua portuguesa. Assim, o objeto de estudo almejado passa pela análise dos recursos tecnológicos utilizados pelo professor, pela metodologia empregada e pela relação com os discentes no tratamento didático dos conteúdos. Para fundamentar esta abordagem, pautou-se nas discussões propostas por Braga (2013), Zacharias (2016), Rojo (2012), além da consideração de aspectos empíricos inerentes ao cenário analisado. A pesquisa é de abordagem quantitativa, subsidiada por levantamento bibliográfico e tem objetivo descritivo-explicativo, centrada na análise das respostas de cinquenta e cinco professores de uma regional da rede estadual do Ceará, sobre questões concernentes a esse momento de ensino remoto. Diante da análise proposta, entende-se que o cenário desafiante para o ensino de língua portuguesa, por meio de TDIC, torna-se mais evidente nesse contexto pandêmico de isolamento social. Da mesma forma, constata-se que há lacunas relativas ao uso do aparato tecnológico em prol da aprendizagem, algo que converge para o pensamento acerca do fortalecimento do processo formativo docente nessa perspectiva.

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Biografia do Autor

Wellington Gomes de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Letras pelo Profletras (UFCG); Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da (PPGL) da UERN; Professor da rede estadual do Ceará (SEDUC/CE)

Jaqueline de Jesus Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Campus Avançado Maria Elisa Albuquerque Maia (CAMEAM), Pau dos Ferros/RN. Mestra em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora da rede estadual do Ceará (SEDUC/CE).

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Publicado

2021-01-06

Como Citar

Souza, W. G. de, & Bezerra, J. de J. (2021). A pandemia e a urgência das tecnologias: reflexões sobre os desafios para o ensino de língua portuguesa em tempos de isolamento social. Signo, 46(85), 2-14. https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15626