A pandemia e a urgência das tecnologias: reflexões sobre os desafios para o ensino de língua portuguesa em tempos de isolamento social
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15626Palavras-chave:
Língua Portuguesa. Ensino. Tecnologias. Isolamento social. Desafios.Resumo
A construção de espaços de aprendizagem que sejam baseados no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) tornou-se algo extremamente necessário neste contexto adverso no qual se encontra a educação, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus. Dessa forma, este artigo tem como objetivo discutir os desafios evidenciados com o isolamento social, no tocante à transformação da atividade docente com base no uso de tecnologias para o ensino de língua portuguesa. Assim, o objeto de estudo almejado passa pela análise dos recursos tecnológicos utilizados pelo professor, pela metodologia empregada e pela relação com os discentes no tratamento didático dos conteúdos. Para fundamentar esta abordagem, pautou-se nas discussões propostas por Braga (2013), Zacharias (2016), Rojo (2012), além da consideração de aspectos empíricos inerentes ao cenário analisado. A pesquisa é de abordagem quantitativa, subsidiada por levantamento bibliográfico e tem objetivo descritivo-explicativo, centrada na análise das respostas de cinquenta e cinco professores de uma regional da rede estadual do Ceará, sobre questões concernentes a esse momento de ensino remoto. Diante da análise proposta, entende-se que o cenário desafiante para o ensino de língua portuguesa, por meio de TDIC, torna-se mais evidente nesse contexto pandêmico de isolamento social. Da mesma forma, constata-se que há lacunas relativas ao uso do aparato tecnológico em prol da aprendizagem, algo que converge para o pensamento acerca do fortalecimento do processo formativo docente nessa perspectiva.Downloads
Referências
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