Relato de experiência: aprendizado remoto em meio à pandemia

Manuela Correa Oliveira, Patrícia Cabral Araújo, Roza Luiza Caiado de Castro Accioly

Resumo


O presente trabalho é um relato de experiência desenvolvido a partir do trabalho remoto feito com estudantes de ensino básico de uma escola pública do Rio de Janeiro. A ocorrência de uma pandemia mundial não permitiu que as aulas presenciais pudessem ocorrer de forma segura, o que resultou na virtualização do ensino, forçando professore/as e estudantes a se submeterem a atividades síncronas e/ ou assíncronas para dar continuidade ao processo educacional. O objetivo deste trabalho é apresentar de que forma se deu o trabalho de mediação feito por um grupo de professores de inglês, apontando tanto os pontos positivos dessa interação quanto as dificuldades enfrentadas pela equipe. A participação dos estudantes foi essencial para que o projeto de atividades assíncronas fosse constantemente aprimorado. A experiência com o monitoramento da plataforma utilizada pela escola permitiu que a equipe de professore/as adotasse diferentes métodos conforme o projeto se desenvolveu.

Palavras-chave


Ensino; Virtualização; Aprendizado remoto

Texto completo:

PDF

Referências


Ambiente Virtual de Aprendizagem do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – AVACAP. Disponível em: http://ava.cap.uerj.br/. Acesso em 20 agosto 2020.

MOURSUND, David. Project-Based Learning Using Information Technology. 1ª edição. University of Oregon: ISTE and Information Age Education, 1999, p. 1-22.

SANCHIS, Isabelle de Paiva; MAHFOUD, Miguel. Interação e Construção: o Sujeito e o Conhecimento no Construtivismo de Piaget. Ciências & Cognição, ano 04, vol 12, p.165-176, 2007.

WOOD, David. J., BRUNER, Jerome. S., & ROSS, Gail. The Role of Tutoring in Problem Solving. Journal of Child Psychiatry and Psychology, 1976. V. 17, p. 89-100.




DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v46i85.15690

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo