Relato de experiência: aprendizado remoto em meio à pandemia
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15690Palavras-chave:
Ensino, Virtualização, Aprendizado remotoResumo
O presente trabalho é um relato de experiência desenvolvido a partir do trabalho remoto feito com estudantes de ensino básico de uma escola pública do Rio de Janeiro. A ocorrência de uma pandemia mundial não permitiu que as aulas presenciais pudessem ocorrer de forma segura, o que resultou na virtualização do ensino, forçando professore/as e estudantes a se submeterem a atividades síncronas e/ ou assíncronas para dar continuidade ao processo educacional. O objetivo deste trabalho é apresentar de que forma se deu o trabalho de mediação feito por um grupo de professores de inglês, apontando tanto os pontos positivos dessa interação quanto as dificuldades enfrentadas pela equipe. A participação dos estudantes foi essencial para que o projeto de atividades assíncronas fosse constantemente aprimorado. A experiência com o monitoramento da plataforma utilizada pela escola permitiu que a equipe de professore/as adotasse diferentes métodos conforme o projeto se desenvolveu.Downloads
Referências
Ambiente Virtual de Aprendizagem do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – AVACAP. Disponível em: http://ava.cap.uerj.br/. Acesso em 20 agosto 2020.
MOURSUND, David. Project-Based Learning Using Information Technology. 1ª edição. University of Oregon: ISTE and Information Age Education, 1999, p. 1-22.
SANCHIS, Isabelle de Paiva; MAHFOUD, Miguel. Interação e Construção: o Sujeito e o Conhecimento no Construtivismo de Piaget. Ciências & Cognição, ano 04, vol 12, p.165-176, 2007.
WOOD, David. J., BRUNER, Jerome. S., & ROSS, Gail. The Role of Tutoring in Problem Solving. Journal of Child Psychiatry and Psychology, 1976. V. 17, p. 89-100.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.