Relato de experiência: aprendizado remoto em meio à pandemia

Autores

  • Manuela Correa Oliveira Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professora Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) http://orcid.org/0000-0001-5215-4683
  • Patrícia Cabral Araújo Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Professora Substituta do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp UERJ http://orcid.org/0000-0003-0133-729X
  • Roza Luiza Caiado de Castro Accioly Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), lotada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) http://orcid.org/0000-0003-2494-2062

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15690

Palavras-chave:

Ensino, Virtualização, Aprendizado remoto

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência desenvolvido a partir do trabalho remoto feito com estudantes de ensino básico de uma escola pública do Rio de Janeiro. A ocorrência de uma pandemia mundial não permitiu que as aulas presenciais pudessem ocorrer de forma segura, o que resultou na virtualização do ensino, forçando professore/as e estudantes a se submeterem a atividades síncronas e/ ou assíncronas para dar continuidade ao processo educacional. O objetivo deste trabalho é apresentar de que forma se deu o trabalho de mediação feito por um grupo de professores de inglês, apontando tanto os pontos positivos dessa interação quanto as dificuldades enfrentadas pela equipe. A participação dos estudantes foi essencial para que o projeto de atividades assíncronas fosse constantemente aprimorado. A experiência com o monitoramento da plataforma utilizada pela escola permitiu que a equipe de professore/as adotasse diferentes métodos conforme o projeto se desenvolveu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ambiente Virtual de Aprendizagem do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – AVACAP. Disponível em: http://ava.cap.uerj.br/. Acesso em 20 agosto 2020.

MOURSUND, David. Project-Based Learning Using Information Technology. 1ª edição. University of Oregon: ISTE and Information Age Education, 1999, p. 1-22.

SANCHIS, Isabelle de Paiva; MAHFOUD, Miguel. Interação e Construção: o Sujeito e o Conhecimento no Construtivismo de Piaget. Ciências & Cognição, ano 04, vol 12, p.165-176, 2007.

WOOD, David. J., BRUNER, Jerome. S., & ROSS, Gail. The Role of Tutoring in Problem Solving. Journal of Child Psychiatry and Psychology, 1976. V. 17, p. 89-100.

Downloads

Publicado

2021-01-06

Como Citar

Oliveira, M. C., Araújo, P. C., & Accioly, R. L. C. de C. (2021). Relato de experiência: aprendizado remoto em meio à pandemia. Signo, 46(85), 272-277. https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15690