O ensino de língua inglesa na educação básica em tempos de pandemia: um relato de experiência em um programa bilíngue em implantação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15709

Palavras-chave:

Língua inglesa. Educação Básica. Pandemia. Relato de experiência.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de adaptação às aulas mediadas por tecnologia em uma escola da educação básica, mais especificamente, da educação infantil ao 5º ano, com um programa bilíngue em implantação no período da pandemia, discutindo ferramentas e potencialidades. Neste relato, a transposição didática sofrida pelas professoras no programa bilíngue, cujas aulas totalmente desenvolvidas para serem realizadas em sala de aula presencial sofreram alterações para se adaptar ao modelo remoto repentino imposto pela pandemia do coronavírus. Relatamos como as professoras lidaram com os desafios a partir de momentos de formação, pesquisa e de implementação e que plataformas utilizaram para as aulas remotas. Os desafios vivenciados tanto pelas professoras quanto pelas famílias mostraram que o uso das tecnologias digitais na educação básica é um caminho sem volta e que é preciso formação e adaptações constantes sempre com foco no aluno como centro do processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Karina Segaty, FURB

Licenciada em Letras Português/Inglês pela FURB (2020) Professora de inglês na educação básica

Cyntia Bailer, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Professora do Departamento de Letras do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras da Universidade Regional de Blumenau – FURB; Doutora em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

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Publicado

2021-01-06

Como Citar

Segaty, K., & Bailer, C. (2021). O ensino de língua inglesa na educação básica em tempos de pandemia: um relato de experiência em um programa bilíngue em implantação. Signo, 46(85), 262-271. https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15709