Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15765

Resumo

Como forma de refletir sobre o ensino no contexto pandêmico, este trabalho objetiva realizar uma leitura crítico-reflexiva de uma proposta de ensino formalizada em um projeto interdisciplinar construído para o III segmento da EJA do Ensino Médio por professores da área de linguagens de uma escola pública. Como ancoragem teórica, a investigação assume o diálogo com trabalhos que abordam a questão do ensino de EJA (ARROYO, 2006; CAPUCHO, 2012), a pedagogia dos projetos (HERNÁNDEZ, 1998; HERNÁNDEZ, VENTURA, 2017) e a interdisciplinaridade (SOUZA; FAZENDA, 2017; PERNAMBUCO et al., 2013; dentre outros). O exame do projeto interdisciplinar recortado para estudo assume um olhar interpretativo e uma abordagem qualitativa. A análise realizada aponta que diante de tantas novidades, demandas e habilidades a serem desenvolvidas por professores e alunos no contexto pandêmico, a realização de um projeto interdisciplinar na EJA com os propósitos pretendidos constitui-se um desafio para o qual a superação de possíveis percalços em sua execução pode resultar não apenas da concepção mediante o trabalho coletivo, mas sobretudo da formação teórica de cada professor para planejar e adequar processos de ensino e de aprendizagem bem delineados, consistentes e exequíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderleya Magna Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus de Pau dos Ferros

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/Campus de Pau dos Ferros)

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus de Pau dos Ferros

Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus de Pau dos Ferros Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Campus de Araraquara

Downloads

Publicado

2021-01-06

Como Citar

Alves, W. M., Vieira da Silva, F., & Rocha Bessa, J. C. (2021). Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva. Signo, 46(85), 180-192. https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15765