A Pedagogia de Gêneros em Contexto Brasileiro – um panorama de pesquisas que empregam o Ciclo de Ensino e Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.16018

Palavras-chave:

Ciclo de Ensino Aprendizagem, Programa Ler para Aprender, Linguística Sistêmico-Funcional, Contexto Brasileiro

Resumo

O Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) é empregado na Pedagogia de Gêneros (PG) da Linguística Sistêmico-Funcional (ROSE;MARTIN, 2012; ROSE, 2017; ROSE, 2020). Este artigo apresenta um panorama das pesquisas realizadas em contexto brasileiro que empregaram o CEA. Os dados são advindos de dissertações e teses produzidas em programas de pós-graduação do Brasil e de artigos publicados em periódicos. Primeiramente, apresentamos um breve percurso do desenvolvimento da PG; na sequência, apresentamos os dados nas seguintes categorias: autor e ano; universidade, língua(s) pesquisada(s), contexto em que a(s) pesquisa(s) foram desenvolvidas, o(s) gênero(s) e estrato(s), bem como teorias outras empregadas pelos pesquisadores para estabelecer interlocução com a PG. O objetivo deste texto é contribuir para uma visão geral dos estudos realizados com o CEA no Brasil. Os resultados apontam que o impacto teórico-metodológico da PG no Brasil tem crescido ao longo dos últimos sete anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Rottava, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Associada de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da UFRGS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Letras UFRGS. Doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP) Pós-Doutora em Linguística Aplicada (Birkbeck, University f London)

Sulany Silveira dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino do Inglês (PUCRS) Doutora em Letras (UFRGS) Professora Adjunta do Departamento de Estudos da Linguagem

Izadora Chagas Troian, Mestranda em Letras na UFRGS

Professora de língua portuguesa e espanhola

Referências

Referências Bibliográficas

ALMEIDA, Michele Mafessoni de Almeida. Estudo comparativo entre o ciclo de ensino/aprendizagem da LSF e a sequência didática do ISD: construtos teóricos e procedimentos metodológicos. Linguagens & Cidadania, v. 20, número especial, 22p. jan./dez. 2018.

BEZERRA, Seane Oliveira Xavier. Letramentos orientados por um circuito curricular mediado por gêneros: práticas de escrita e de análise linguística em aulas de língua portuguesa. 2015 204 f. Mestrado Profissional em LETRAS: UFT.

BRAGA, Corina Furtado Brauna. Produção escrita no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto de uma escola particular de natal, rn: uma pesquisa- ação em pedagogia do gênero. 2019 194 f. Mestrado em Estudos da Linguagem: UFRN, Natal.

BUIN, E. O impacto do bilhete do professor na construção do sentido do texto do aluno. In: SIGNORINI, I. (Org.). Gêneros catalisadores: letramento e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 95-124.

CAVALCANTI, Beatriz Alves Paulo. A pedagogia de gêneros da Escola de Sydney em aulas de inglês para Fins Específicos: um voo sistêmico-funcional. 2016, 282 f. Doutorado em Estudos da Linguagem: UFRN.

CECCHIN, Anidene de Siqueira. Práticas de Multiletramentos no Contexto Escolar: Investigação de uma Abordagem Pedagógica para o Ensino de Produção Textual por Meio de Narrativas Digitais. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, UFSM, 2015, 168 p.

CENTENARO, Franciele Knebel. Investigação de uma Abordagem Pedagógica para o Ensino de Língua Inglesa por Meio de Jogos Digitais. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, UFSM, 2016, 179 p.

COOPER, Jennifer Sarah; SOUSA, Lidiane Cristina; TRAJANO, João Evangelista. Desafios do ensino de língua inglesa como língua estrangeira (ILE) em escolas públicas de Santa Cruz/RN. Work. Paper Linguistic., vol. 15, no. 1, p. 43-56, jan/abril, 2014.

GARCIA, Vera Barros Brandão Rodrigues. Transformações em aulas de leitura e de análise linguística: percursos de professora. Dissertação em andamento (Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2015.

HERÊNIO, Kerlly Karine Pereira. Estudo do registro acadêmico convencional e da escrita reflexiva: circuito curricular como mediação sustentável através de gêneros no ensino médio. Doutorado em Ensino de Línguas e Literatura. Programa de Pós-Graduação em Letras. UFT, 2016.

LEBRER, Cristiane Dall’ Cortivo; SANTORUM, Karen. Leitura e argumentação: uma abordagem metodológica a partir do programa ler para aprender. Antares, v. 11, n. 23, p. 130-152, maio/ago. 2019.

MARCHEZAN, Marileia da Silva. Desenvolvimento de Material Didático Digital para o Ensino de Língua Portuguesa na Perspectiva de Gêneros e Multiletramentos. ¬Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, UFSM, 2018, 155 p.

MARTIN, James Robert.; ROSE, David. Genre relations: Mapping culture. Equinox, 2008.

MONTEIRO, K. C. S. Proposta didática com alunos paraenses em processo de alfabetização a partir de um circuito curricular mediado por gêneros. Dissertação de mestrado (Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2015.

MUNIZ DA SILVA, Edna Cristina. Ciclo de aprendizagem baseado em gênero. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Catalão, v. 19, n. 2, p. 19-37, jul.-dez. 2015.

NASCIMENTO, K. S.; BOTELHO, A. C. B. E. S.; SILVA-BARBOSA, Maria do Rosário. O Conto na escola sob a perspectiva da pedagogia de gêneros: uma experiência didática baseada na linguística sistêmico-funcional. Linguagem Estudos e Pesquisas, v. 22, p. 26-46, 2018.

OLIVEIRA, Sandra Maria do Nascimento. Relatos Autobiográficos à Luz da Pedagogia de Gêneros: Uma trajetória com intervenção em classes de alunos de PROEJA. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, UFSM, 2017, 261 p.

PEREIRA, Maria Ladjane dos Santos; BEZERRA, Benedito Gomes. O processo de reescrita no ensino do gênero carta de reclamação. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 18, n. 1, p. 116-131, 2018.

PIRES, Carolina Zeferino. Ciclo de aprendizagem e a produção de notícias jornalísticas em um contexto escolar. Fólio – Revista de Letras: Vitória da Conquista v. 12, n. 1, p. 263-288, jan./jun. 2020.

_________. Unindo as pontas da teoria e da prática: contribuições da pedagogia de gêneros sob o viés da linguística sistêmico-funcional na leitura e na escrita de notícias jornalísticas. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, UFRGS, 2017, 135p.

QUEIROGA, Teresinha Penaforte Vieira. O desenvolvimento da metarreflexão de tradutores em formação sobre aspectos da tessitura textual: um estudo de intervenção pedagógica com subsídios da LSF e dos estudos da tradução. 2013 181 f. Mestrado em Linguística Aplicada. UEC, Fortaleza.

REIS, A. P. Letramento científico como prática inovadora numa escola pública araguainense. Araguaína, 2016. 236f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.

ROSE, David; MARTIN, James Robert. Learning to write, Reading to learn: genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. Londres: Equinox, 2012.

RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. 1. ed. 2. reimpr. São Paulo: Contexto, 2013.

SANTORUM, Karen, o efeito tridimensional obtido com o ciclo reading to learn - a apropriação de uma metalinguagem pedagógica - emoldurado pela Linguística Sistêmico-Funcional. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, UFRGS, 2019, 238p.

SCHMIDT, Ana Paula Carvalho; CABRAL, Sara Regina Scotta. Compreensão escrita em língua inglesa: uso de estratégias da pedagogia de gêneros. In: Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. Criciúma, v. 6.n.5, p. 47-56, 2020.

SILVA, Andreia Cristina Fidelis. Proposta de ressignificação de práticas escolares de linguagem pela abordagem do letramento científico no ciclo de alfabetização. 2018, 236 f. Mestrado Profissional em LETRAS: UFT.

SILVA, Caroline Costa. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica. 2015, 154f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Universidade Federal de Uberlândia. Programa de Pós-Graduação em Letras. Uberlândia, 2015.

SILVA, Wagner R. Gêneros em práticas escolares de linguagens: Currículo e Formação do professor. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. v. 15, n. 4, p. 1023-1055, 2015

SILVA, Lúcia de Fátima Medeiros. Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN. 2019. 185f. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Estudo da Linguagem, UFRN. 2019.

SILVA, Maria Aparecida Ferreira da. Gênero crônica produzido por finalistas da olimpíada de língua portuguesa: escolhas léxico-gramaticais de avaliatividade e ciclo de aprendizagem. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado profissional em Letras) – Universidade de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Letras - PROFLETRAS, Garanhuns, 2015.

SOUSA, Karlucy Farias de. O uso de the glass menagerie no ensino do reconhecimento de metáforas gramaticais interpessoais: uma intervenção pedagógica de base sistêmico-funcionalista com aprendizes de inglês-LE. 2013 139 f. Mestrado em Linguística Aplicada. UECE, Fortaleza.

SOUSA, Marinalva De. Ciclo de ensino e aprendizagem, gramática e contexto: um estudo do uso dos processos em ‘estórias’ na escola. 2016. 166 f. Mestrado Profissional em LETRAS: Universidade de Pernambuco.

VIEIRA, Teresinha Penaforte. Estudo sobre a subcompetência bilíngue e a metarreflexão de tradutores em formação sobre questões de tessitura textual: uma intervenção pedagógica baseada na LSF. 2018 275 f. Doutorado em Linguística Aplicada: UEC, Fortaleza.

VIEIRA, Teresinha Penaforte. O desenvolvimento da metarreflexão de tradutores em formação sobre aspectos da tessitura textual: um estudo de intervenção pedagógica com subsídios da LSF e dos estudos da tradução. 2013, 183 f. Dissertação de Mestrado em Dissertação em Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2021-05-21

Como Citar

Rottava, L., Santos, S. S. dos, & Troian, I. C. (2021). A Pedagogia de Gêneros em Contexto Brasileiro – um panorama de pesquisas que empregam o Ciclo de Ensino e Aprendizagem. Signo, 46(86), 7-22. https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.16018

Edição

Seção

v. 46, número 86: Programa Ler para Aprender (PLA) e suas potencialidades