Ondas de intensidade na aprendizagem de línguas: o projeto do poliglota Alan Bigulov “10 línguas em 1000 dias”

Autores

  • Dina Borisovna Nikulicheva Institute of Linguistics, Russian Academy of Sciences

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17394

Resumo

Resumo: O estudo visa identificar estratégias individuais de aprendizagem de línguas que permitem que um poliglota se comunique efetivamente com falantes nativos desconhecidos sobre tópicos espontâneos em um curto período de aprendizado de 1000 dias. O estudo foi realizado de setembro de 2018 a junho de 2021 observando a atuação de Alan Bigulov (o poliglota de Vladikavkaz, Rússia) no processo de aprendizado de dez novas línguas tipologicamente diferentes. O referencial teórico do estudo foi a modelagem de desempenho psicolinguístico pericial – neste caso, o acompanhamento psicolinguístico de uma pessoa, especialmente eficaz na gestão do tempo de aprendizagem de línguas. Metodologicamente, o estudo centrou-se no acompanhamento de perto das gravações diárias em vídeo da comunicação de Alan Bigulov na língua-alvo, correspondência semanal entre as perguntas do investigador e as respostas do sujeito, e respetiva análise linguística dos predicados avaliativos do sujeito durante todo o projeto de 1000 dias. Os principais resultados da pesquisa suscitaram os seguintes padrões: foco consistente em um idioma; modelo de três níveis de entrada em espiral em uma situação comunicativa; a eficácia do início superintensivo; variação deliberada em forma de onda da intensidade das aulas; a importância de algoritmos de aulas de idiomas flexíveis visando evitar a rotina e atingir um novo nível de intensidade.

 

Palavras-chave: poligloteria; estratégias de aprendizagem de línguas; acompanhamento das sessões de aprendizagem; modelagem de desempenho especializada; flutuações ondulatórias.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Nikulicheva, D. B. (2022). Ondas de intensidade na aprendizagem de línguas: o projeto do poliglota Alan Bigulov “10 línguas em 1000 dias”. Signo, 47(88), 126-133. https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17394

Edição

Seção

Artigos