Paradigma psicolinguístico da condenação bíblica em documentos históricos georgianos antigos

Autores

  • Inga Sanikdze Iv. Javakhishvili Tbilisi State University

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17397

Resumo

Resumo: Qualquer língua como entidade psicolinguística não apenas acumula em si as camadas emocionais, mas também explora as formas verbais relevantes para expressar essas emoções. Um ato de fala ou uma forma escrita é um produto visível desse processo emergente. Portanto, a linguagem é gerada como resultado de processos concorrentes. A linguística aumenta a extensão da psicologia, descrevendo fatos de fenômenos linguísticos que ocorrem tanto na forma oral quanto na escrita. Qualquer material das línguas nacionais tem um valor inerente que reflete sua organização sistemática, sua extensão de expressão, padrões psicologicamente estáveis ​​ou paradigmáticos, ou está sujeito a mudanças psicológicas comuns que ocorrem em um grupo de falantes nativos de uma determinada língua. Ambas as formas de condenação oral e escrita devem ser consideradas como um dos mais antigos proto-paradigmas psicolinguísticos. Especial enfoque será dado ao modelo verbal das fórmulas de maldição bíblicas (particularmente, o Antigo Testamento), atestadas em antigos documentos históricos georgianos (IX-XII cc.). A condenação como um modelo psico-verbal deve ser originária do período mais antigo da existência da humanidade, quando um ser humano ganhou uma compreensão sólida do poder da palavra, comparando-a com as habilidades físicas até certo ponto. A condenação como material verbal também se manifestou em monumentos escritos e seu raciocínio psicoemocional pretendia, antes de tudo, incutir medo (especificamente, temor de Deus) e ter leitores tementes a Deus. Problemas da condenação na literatura  recentemente encontrados  são materiais históricos (registros) bíblicos e georgianos, revelando os chamados textos de condenação particularmente meticulosos de escolha: é fato que pretendem causar ansiedade nos leitores.

 

Palavras-chave: Textos de condenação; documentos históricos georgianos; Antigo Testamento; modelo psicoverbal; medo; ansiedade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Sanikidze , I. (2022). Paradigma psicolinguístico da condenação bíblica em documentos históricos georgianos antigos. Signo, 47(88), 165-170. https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17397

Edição

Seção

Artigos