Validação do Sistema Scliar de alfabetização: a relação grafema-fonema
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17400Resumo
Resumo: O objetivo principal é discutir a primeira evidência de validade do Early Literacy Development System (SSA) de Scliar. Método: Dezesseis sujeitos (10 meninas e 6 meninos) formaram o Grupo Experimental, GE (média de idade 6,02) e 16 sujeitos (7 meninas e 9 meninos) formaram o Grupo Controle, GC (média de idade 6,10). No início do experimento, o GE foi submetido a um programa de intervenção baseado em SSA. Dois alunos de mestrado desenvolveram o experimento, orientados por Scliar-Cabral, durante o ano de 2011. Eles visitaram a escola do GE duas vezes por semana. Após essa intervenção, ambos os grupos leram em voz alta uma lista de 38 pseudopalavras com quatro ou cinco grafemas, uma das tarefas que compõem a Bateria de Recepção e Produção da Linguagem Verbal (Scliar-Cabral, 2003b, 119-250). Cada pseudopalavra foi sinalizada pelo experimentador. A tarefa foi projetada para avaliar a capacidade das crianças de converter um grafema em seu fonema correspondente. Resultados: Utilizando o nível de confiança de 5% (α = 0,05), com liberdade (df) grau 30, obtivemos um valor de p de 0,01 como resultado de um teste t (amostras independentes, teste bicaudal, variâncias iguais). Esse valor está abaixo do limite de aceitação da hipótese nula, ou seja, p > α = 5%. Assim, não há mais de 1% de chance de que as diferenças entre as médias dos dados das duas classes sejam determinadas aleatoriamente. O tamanho do efeito foi grande, com um valor de d de Cohen de 0,97. Os resultados dos testes indicam que a aplicação do SSA influenciou o desempenho do grupo experimental.
Palavras-chave: Early Literacy Development System (SSA) de Scliar; programa de intervenção; teste grafema-fonema; validade; tamanho do efeito.
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