Qual é a relação entre o poder das fake news e o nível de compreensão profunda da leitura?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17579

Palavras-chave:

Fake news, compreensão leitora, leitura crítica

Resumo

Este trabalho discute o papel da compreensão leitora profunda no combate à aceitação e à multiplicação de fake news. Para isso, é apresentada uma revisão teórica sobre mecanismos para o desenvolvimento da compreensão leitora profunda e para a formação do leitor crítico, além de reflexões sobre a forma como as fake news interagem com o pensamento coletivo e com o inconsciente do público leitor. São apresentadas possibilidades de ação para qualificar a formação do leitor crítico e competente e discutem-se dois textos jornalísticos veiculados em meio digital que visam a exemplificar como se articulam as informações presentes em notícias falsas. Por meio da identificação de elementos que podem contribuir para a disseminação desses artefatos discutimos como a manipulação da informação pode vir a influenciar o público leitor. A análise dos materiais escolhidos ocorre no sentido da verificar a forma como o coletivo social acolhe as fake news e as toma como verdadeiras, ampliando sua divulgação. Neste sentido, cabe destacar a importância da leitura profunda para a ampliação da capacidade crítica do leitor como ferramenta para deter o impacto de fake news.

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Biografia do Autor

Letícia Priscila Pacheco, Instituto Federal Sul-rio-grandense, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora de língua inglesa no IFSul, Campus Venâncio Aires, Doutoranda em Letras (linguística) na PUCRS.

Lilian Cristine Hübner, Assistant Professor of the Pontifical University of Rio Grande do Sul’s Linguistics Graduate Program (PPGL/PUCRS). Productivity fellow researcher (CNPQ)

Assistant Professor of the Pontifical University of Rio Grande do Sul’s Linguistics Graduate Program (PPGL/PUCRS). Productivity fellow researcher (CNPQ)

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

Pacheco, L. P., & Hübner, L. C. (2022). Qual é a relação entre o poder das fake news e o nível de compreensão profunda da leitura?. Signo, 47(90), 26-37. https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17579