Qual é a relação entre o poder das fake news e o nível de compreensão profunda da leitura?
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17579Palavras-chave:
Fake news, compreensão leitora, leitura críticaResumo
Este trabalho discute o papel da compreensão leitora profunda no combate à aceitação e à multiplicação de fake news. Para isso, é apresentada uma revisão teórica sobre mecanismos para o desenvolvimento da compreensão leitora profunda e para a formação do leitor crítico, além de reflexões sobre a forma como as fake news interagem com o pensamento coletivo e com o inconsciente do público leitor. São apresentadas possibilidades de ação para qualificar a formação do leitor crítico e competente e discutem-se dois textos jornalísticos veiculados em meio digital que visam a exemplificar como se articulam as informações presentes em notícias falsas. Por meio da identificação de elementos que podem contribuir para a disseminação desses artefatos discutimos como a manipulação da informação pode vir a influenciar o público leitor. A análise dos materiais escolhidos ocorre no sentido da verificar a forma como o coletivo social acolhe as fake news e as toma como verdadeiras, ampliando sua divulgação. Neste sentido, cabe destacar a importância da leitura profunda para a ampliação da capacidade crítica do leitor como ferramenta para deter o impacto de fake news.
Downloads
Referências
AMOSSY, R. Apologia da polêmica. São Paulo: Contexto, 2017
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BARCLAY, D. A. Fake News, propaganda and plain old lies: how to find trustworthy information in the digital age. London: Rowman & Littlefield, 2018.
BAUMAN, Z. Medo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BERNECKER, S., et al. The Epistemology of Fake News. Oxford Universisty Press, 2021.
CANALTECH. Disponível em: https://canaltech.com.br/seguranca/brasileiros-nao-sabem-reconhecer-fake-news-diz-pesquisa-160415/ acesso em 02/12/2021.
COELHO, C. L. G., & CORREA, J. Compreensão de leitura: habilidades cognitivas e tipos de texto. Psico, 48(1), 2017, p. 40-49.
CUNHA, V. L. da, et al. Relating between Fluency and Reading Comprehension in Students with Learning Difficulties. In: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento. Psic.: Teor. e Pesq. 33, 2015.
DeFLEUR, M. L. & BALL-ROKEACH, S. Teorias da Comunicação de massa. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
FARMER, L.S.J. Fake news in context. New York: Routledge, 2021.
GRIGORENKO, E. L.; NAPLES, A.J. (Ed.) Single-word reading: behavioral and biological perspectives. New York: Taylor & Francis Group, 2008.
GUINOTE, O. Educação e liberdade de escolha. Lisboa: FFMS, 2014.
LAGARDE, J. & HUDGINS, D. Fact vs. Fiction: Teaching Critical Thinking in the Age of Fake News. International Society for Technology in Education, 2018.
LYONS, B.A. et al. HOW BAD IS THE FAKE NEWS PROBLEM? The role of baseline information in public perceptions. In: Greifeneder, R. et al. The Psychology of Fake News: Accepting, sharing, and correcting missinformation. New York: Routledge, 2021.
MAINGUENEAU, D. Variações sobre o ethos. São Paulo: Parábola, 2020.
Mc GUINNESS, D. O ensino da leitura: o que a ciência nos diz sobre como ensinar a ler. Porto Alegre: Artmed, 2006.
MORAIS, J. A arte de ler. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.
MORAIS J. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri: Minha Editora, 2013.
OAKHILL, J., et al. Understanding and teaching reading comprehension: a handbook. New York: Routledge, 2015.
PERFETTI, C. et al. The Psycholinguistics of Basic Literacy. Annual Review of Applied Linguistics, 21, 2001, p. 127–149.
SANTAELLA, L. A pós verdade é verdadeira ou falsa? [recurso eletrônico] Barueri: Estação das Letras e cores, 2018. (Ebook)
SMITH, F. Understanding reading: A Psycholinguistic Analysis Of Reading And Learning To Read. 6TH Edition. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., Publishers, 2004.
SOARES, M. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 2 ed. São Paulo: Ática, 1986.
TANDOC JR, E.C. Tools of Disinformation: How Fake News Gets to Deceive. In: Jayakumar, S. et al. Orgs. Disinformation and Fake News. Singapore: Palgrave Macmillan, 2021.
VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. São Paulo: Editora 34, 2019.
WOLF, M. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. São Paulo: Contexto, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.