Leitura com lupa: a semântica de frames e a formação do leitor crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17820

Palavras-chave:

Jornalismo institucional, Semântica de frames, Leitura crítica

Resumo

A formação de leitores críticos é um processo que vem ganhando destaque no âmbito do processo ensino-aprendizagem nas escolas, especialmente diante dos novos desafios inerentes ao advento das novas mídias digitais. Decorre que a apropriação da leitura mobiliza diversas ações cognitivas, exigindo um olhar minucioso, no sentido de refletir conscientemente sobre o que está nas entrelinhas, as relações e os sentidos mais ou menos implícitos. Nesse processo de formação de leitores críticos em tempos da emergência das tecnologias da (des)informação, o presente estudo tem como proposta responder ao seguinte questionamento: de que forma o aporte da semântica de frames pode contribuir para formar leitores críticos? Neste artigo, busca-se analisar como ocorre o alinhamento discursivo-argumentativo para que uma instituição comunitária de ensino superior do Rio Grande do Sul consolide e fortaleça uma identidade socialmente construída. Para tanto, foi analisada uma notícia relacionada à prática de extensão veiculada por essa instituição de ensino em seu portal na internet, a fim de ilustrar a composição argumentativa desse texto para observar como as escolhas lexicais direcionam o olhar para os sentidos pretendidos no texto, a fim de orientar as unidades discursivas que influenciam a compreensão leitora. Esse tipo de análise, uma espécie de leitura com lupa, desponta como uma estratégia para lançar um olhar minucioso, ensejando uma leitura crítica dos textos, tornando possível decifrar o dito e não dito no alinhamento discursivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

dos Santos, J., Gabriel, R., & Aver Vanin, A. (2022). Leitura com lupa: a semântica de frames e a formação do leitor crítico. Signo, 47(90), 14-25. https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17820