Leitura com lupa: a semântica de frames e a formação do leitor crítico
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17820Palavras-chave:
Jornalismo institucional, Semântica de frames, Leitura críticaResumo
A formação de leitores críticos é um processo que vem ganhando destaque no âmbito do processo ensino-aprendizagem nas escolas, especialmente diante dos novos desafios inerentes ao advento das novas mídias digitais. Decorre que a apropriação da leitura mobiliza diversas ações cognitivas, exigindo um olhar minucioso, no sentido de refletir conscientemente sobre o que está nas entrelinhas, as relações e os sentidos mais ou menos implícitos. Nesse processo de formação de leitores críticos em tempos da emergência das tecnologias da (des)informação, o presente estudo tem como proposta responder ao seguinte questionamento: de que forma o aporte da semântica de frames pode contribuir para formar leitores críticos? Neste artigo, busca-se analisar como ocorre o alinhamento discursivo-argumentativo para que uma instituição comunitária de ensino superior do Rio Grande do Sul consolide e fortaleça uma identidade socialmente construída. Para tanto, foi analisada uma notícia relacionada à prática de extensão veiculada por essa instituição de ensino em seu portal na internet, a fim de ilustrar a composição argumentativa desse texto para observar como as escolhas lexicais direcionam o olhar para os sentidos pretendidos no texto, a fim de orientar as unidades discursivas que influenciam a compreensão leitora. Esse tipo de análise, uma espécie de leitura com lupa, desponta como uma estratégia para lançar um olhar minucioso, ensejando uma leitura crítica dos textos, tornando possível decifrar o dito e não dito no alinhamento discursivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.