2035: a distopia verde-Vermelha-amarela de Veronica Stigger
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v48i92.18264Palavras-chave:
Sul, Conto, Revolução Farroupilha, Literatura Brasileira Contemporânea, DistopiaResumo
Esta pesquisa analisa o conto “2035”, do livro Sul, de Veronica Stigger, em seu lugar limítrofe entre os dados históricos da Revolução Farroupilha e o imaginário construído sobre esses no sistema literário sul-rio-grandense. Revisa-se, primeiro, como a Guerra dos Farrapos foi representada literariamente ao longo do tempo e discute-se, em seguida, a partir de matérias de jornais, como, na contemporaneidade, há a cristalização de uma interpretação plastificada da Revolução. Então, investiga-se como o conto de Stigger dialoga com o histórico de obras retomado e também com manifestações da discursividade contemporânea, focalizando a reorganização do imaginário construído sobre a Revolução, que, no interior da narrativa, tem seu sentido ideal subvertido, escancarando “um outro lado do mito”. Os resultados apontam que Veronica Stigger, em “2035”, propõe um “imaginário negativo” da Revolução Farroupilha, agregando um filtro distópico ao que seria o ano de seu bicentenário; assim, a ode aos supostos valores republicanos de liberdade e de igualdade dos combates farroupilhas dá espaço para uma representação que escancara os interesses elitistas dos idealizadores da Revolução, a faceta não vitoriosa do combate, o sangue derramado nesse período histórico e certo bairrismo místico que sempre se faz presente ao evocar do histórico farroupilha.
Downloads
Referências
BAUMGARTEN, Carlos Alexandre. Literatura e revolução. In: BAUMGARTEN, Carlos Alexandre; MOREIRA, Maria Eunice. Literatura sul-rio-grandense: ensaios. Rio Grande: Editora da Furg, 2000.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (obras escolhidas v. 1). São Paulo: Brasiliense, 2012.
CONFIRA a programação do desfile farroupilha na Capital e Região Metropolitana. Gaúcha ZH, online, 19 de set. de 2020. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/semana-farroupilha/noticia/2018/09/confira-a-programacao-do-desfile-farroupilha-na-capital-e-regiao-metropolitana-cjm9jxi7902i801px2ww2xdn7.html>. Acesso em: 13 de jan. de 2021.
DESFILE do 20 de setembro reforça simbolismo e comemora a identidade gaúcha. Governo RS, online, 20 de set. de 2018. Disponível em: <https://estado.rs.gov.br/desfile-do-20-de-setembro-reforca-simbolismo-e-comemora-a-identidade-gaucha>. Acesso em: 13 de jan. de 2021.
FISCHER, Luís Augusto. Literatura gaúcha. Porto Alegre: Leitura XXI, 2004.
HILÁRIO, Leomir Cardoso. Teoria crítica e literatura: a distopia como ferramente de análise radical da modernidade. Anuário de Literatura, Florianópolis, v. 18, n. 2, p. 201-215, 2013.
HISTÓRICO. Semana Farroupilha, 2018. Disponível em: <http://www.semanafarroupilha.com.br/historico>. Acesso em: 13 de jan. de 2021.
KELLER, Estrella López. Distopia: otro final de la utopia. Reis, Espanha, n. 55, p. 7-23, 1991.
MOREIRA, Maria Eunice. Uma literatura de guerra. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 39-63, 1985.
NO dia do gaúcho 20 mil pessoas acompanham desfile farroupilha em Porto Alegre. G1, online, 20 de set. de 2018. Disponível em: < https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2018/09/20/no-dia-do-gaucho-20-mil-pessoas-acompanham-desfile-farroupilha-em-porto-alegre.ghtml>. Acesso em: 13 de jan. de 2021.
POE, Edgar Allan. Terceira resenha de Edgar Allan Poe sobre Twice-told tales, de Nathaniel Hawthorne. In: KIEFER, Charles. A poética do conto: de Poe a Borges – um passeio pelo gênero. São Paulo: Leya, 2011.
STIGGER, Veronica. Sul. São Paulo: Editora 34, 2016.
WHITE, Hayden. O texto histórico como artefato literário. WHITE, Hayden. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
ZALLA, Jocelito; MENEGAL, Carla. História e memória da Revolução Farroupilha: breve genealogia do mito. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 31, n. 62, p. 49-70, 2011.
ZILBERMAN, Regina. Literatura gaúcha: temas e figuras da ficção e da poesia do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: L&PM Editores, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.