A contação de histórias em Libras na perspectiva dos professores: reflexões sobre a sua frequência e finalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v48i93.18652

Palavras-chave:

Contação de histórias, Libras, Literatura Surda, Professores de surdos

Resumo

Objetiva-se neste estudo identificar em que medida e com que finalidade professores de surdos utilizam-se da contação de histórias e quais são as imagens que constroem dessa prática. Para tanto, um questionário semiestruturado, com questões de múltipla escolha e questões discursivas, obrigatórias e não obrigatórias, foi elaborado no Google Forms e aplicado a professores de surdos. As questões, divididas em seis seções, abordam o perfil do professor e perguntas sobre o contar histórias. Constatou-se que os professores utilizam-se da contação de histórias em Libras com finalidade pedagógica, sobretudo para potencializar o desenvolvimento cognitivo e linguístico dos estudantes surdos. Os resultados indicam ainda que falta uma literatura genuinamente surda nas práticas de contação de histórias.

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Biografia do Autor

Lidiane Rodrigues Brito, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros. Especialização em Supervisão Educacional e Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Educação Santo Agostinho - Faculdades Santo Agostinho (2007), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1999) e em Letras/Libras pelo IFNMG. Atualmente é Pedagoga do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial Inclusiva e Ensino Profissionalizante

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Letras-Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006), Mestre (2008) e Doutora (2012) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros. Implementou e coordenou o Laboratório Experimental de Ensino de Línguas para Surdos, na mesma instituição. Certificada pelo Sétimo Exame Nacional de Proficiência no Ensino de Libras (Prolibras). Vencedora do Prêmio de Teses da UFMG em 2013, na categoria Estudos Linguísticos. Atua principalmente nas seguintes áreas: Análise do Discurso, Ensino de leitura e de escrita na Educação Básica e no Ensino Superior, Língua Brasileira de Sinais. Desde 2009 é professora da Universidade Estadual de Montes Claros.

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Publicado

2023-11-01

Como Citar

Rodrigues Brito, L., & Maciel de Araújo Ribeiro, M. C. . (2023). A contação de histórias em Libras na perspectiva dos professores: reflexões sobre a sua frequência e finalidade. Signo, 48(93), 103-120. https://doi.org/10.17058/signo.v48i93.18652

Edição

Seção

v. 48, n. 93, 2023 - Educação bilíngue de surdos