Educação bilíngue de surdos: Instrumento de Avaliação da Expressão em Língua Brasileira de Sinais

Autores

  • Isabela Paiutto Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2022) Mestranda em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. (2023 – Atual) https://orcid.org/0000-0001-9184-0934
  • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1984), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente professor Associado II da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- PPGEEs. https://orcid.org/0000-0002-3250-1374

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v49i95.19099

Palavras-chave:

Educação especial, Educação bilíngue de surdos, Instrumento de avaliação, Narrativas em Libras

Resumo

O desenvolvimento dos sujeitos surdos está diretamente ligado ao seu domínio da Língua Brasileira de Sinais, e em muitos casos é apenas na escola que a aquisição dessa língua se inicia. É essencial ao trabalho docente um conhecimento linguístico que possibilite a avaliação efetiva da expressão em Libras dos estudantes para planejamento dos caminhos educacionais a serem seguidos. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é entender as percepções de uma Professora Bilíngue da educação básica sobre um Instrumento de Avaliação da Expressão em Língua de Sinais: Libras, o NarVaL-Libras/Prod, por meio de sua avaliação sobre narrativas em Libras. Se caracteriza enquanto um estudo de caso de caráter exploratório, em que os dados foram analisados de forma qualitativa. O instrumento utilizado foi criado por pesquisadores da Universidade de Barcelona e da Universidade Federal de São Carlos e contribui com uma avaliação eficaz das narrativas em Libras, provocando uma compreensão mais ampla sobre o uso da língua na escola, no ensino dos educadores e no desenvolvimento dos estudantes. Os resultados apontam reflexões sobre o uso do instrumento no trabalho docente e seu potencial caráter formativo nos aspectos linguísticos da Libras. 

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Biografia do Autor

Isabela Paiutto, Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2022) Mestranda em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. (2023 – Atual)

Mestranda no Programa de Pós - Graduação em Educação Especial (PPGEES) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduada em Licenciatura em Educação Especial (2018 - 2022) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bolsista no Programa de Residência Pedagógica - PRP pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Escola Estadual Professor João Jorge Marmorato (2020 - 2021). Bolsista BCO Treinamento Técnico pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP (2021 - 2023) e Integrante do Grupo de Pesquisa Surdez e Abordagem Bilíngue (GPSAB) desde 2020. (Texto informado pelo autor)

Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1984), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente professor Associado II da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- PPGEEs.

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1984), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente professor Associado II da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- PPGEEs. Coordenação do PPGEEs de 2013-2017. Experiência em Fonoaudiologia, com ênfase em Surdez, e atuação na área educacional desde 1996. Fundamentação teórica na perspectiva histórico-cultural e nos pressupostos da abordagem enunciativo-discursiva. Assessoria a redes municipais de Educação para implantação e acompanhamento de Programa de Educação Inclusiva Bilíngüe em Piracicaba, Campinas, São Paulo e São Carlos. Pós doutorado no Centro de Pesquisa Italiano (CNR ? ROMA) em 2003 (bolsa FAPESP) e na Universidade de Barcelona em 2017 (Bolsa FAPESP).Coordenação Institucional CAPES PrInt - área Humanas 2018/2020 (UFSCar). Participação de grupos internacionais de Pesquisa: 1) Universidade de Barcelona (UB)/UFSCar. coord Marta Grácia (Espanha); 2) UNESP/Universidade Minho (Portugal)/Universidade Algarves/Universidade de Barcelona/Universidade de Sevilla/UFSCar. Coord. Lucia P. Leite. Vencedor do 1º Lugar da 56ª Prêmio JABUTI área de Educação com o livro "Tenho um aluno surdo e agora?" Ed. UFSCar. 

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

Paiutto, I., & Broglia Feitosa de Lacerda, C. (2024). Educação bilíngue de surdos: Instrumento de Avaliação da Expressão em Língua Brasileira de Sinais. Signo, 49(95), 120-135. https://doi.org/10.17058/signo.v49i95.19099

Edição

Seção

v. 49, n. 95, 2024 – Futuros em ancestralidade: linguagens, culturas e identidad