Consciência Fonológica de Línguas Adicionais: Um construto e dois saberes complementares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v49i95.19277

Palavras-chave:

Consciência Fonológica, Línguas Adicionais, Literacia, Ensino Integrado de Pronúncia, Educação Bilíngue

Resumo

O presente artigo visa a discutir o construto ‘Consciência Fonológica de Línguas Adicionais (LA)’ ao propor duas premissas: (i) o referido construto envolve dois saberes distintos, porém fortemente relacionados entre si; (ii) atividades que desenvolvam a ‘Consciência Fonológica de LA’ devem estar presentes ao longo de todas as etapas da vida acadêmica do aprendiz. No que diz respeito à primeira premissa, defendemos que o construto ‘Consciência Fonológica de LA’ envolve tanto o desenvolvimento das habilidades metafonológicas em LA quanto um conhecimento acerca das especificidades do sistema fonológico da nova língua, bem como acerca das diferenças formais entre os sistemas de L1 e LA. Uma vez que tal construto demanda que o aprendiz conheça as particularidades da nova língua, ressaltamos, dessa forma, a pertinência da segunda premissa. A partir do Modelo dos Quatro Níveis de Literacia (AUTOR), propomos uma discussão acerca da importância de integrar o componente fonético-fonológico aos demais aspectos formais, ao longo de todas as etapas acadêmicas do aprendiz, com vistas a formar usuários competentes da língua. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ubiratã Kickhöfel Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Referências

AQUINO, Carla de. 2010. 202 f. Uma discussão acerca da consciência fonológica em LE: O caminho percorrido por aprendizes brasileiros de inglês na aquisição da estrutura silábica. Dissertação (Mestrado em Letras) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

BRENTANO, Luciana de Souza; FINGER, Ingrid. Biliteracia e educação bilíngue. Letrônica, v. 13, n. 4, e37528, 2020.

BRISOLARA, Luciene Bassols. A relação entre a consciência fonológica e a aquisição da escrita por jovens e adultos. In: LAMPRECHT, Regina Ritter et al. (Orgs.). Consciência dos sons da língua: Subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 121-137.

CAUDWELL, Richard. Phonology for listening: Teaching the stream of speech. Birmingham: Speech in Action, 2013.

CAUDWELL, Richard. A syllabus for listening: Decoding. Birmingham: Speech in Action, 2018.

CUMMINS, James. Linguistic interdependence and the educational development of bilingual children. Review of Educational Research, v. 49, n. 2, p. 222–251, 1979.

CUMMINS, Jim. The role of primary language development in promoting educational success for language minority students. In: California State Department of Education (Ed.), Schooling and language minority students: A theoretical framework. Los Angeles: Evaluation, Dissemination and Assessment Center California State University, 1981. p. 3-49.

CUMMINS, Jim. Teaching for transfer: Challenging the two solitudes assumption in bilingual education. In: CUMMINS, Jim; HORNBERGER, Nancy H. (Eds.). Encyclopedia of language and education – Volume 5: Bilingual Education. New York: Spring Science and Business Media, 2008. p. 65–75.

DERWING. Tracey. M.; MUNRO, Murray J. Pronunciation fundamentals: Evidence-based perspectives for L2 teaching and research. Amsterdam: John Benjamins, 2015.

FINGER, Indrid; BRENTANO, Luciana de Souza; RUSCHEL, Daniela. E quando a alfabetização ocorre simultaneamente em duas línguas? Reflexões sobre o biletramento a partir da análise de textos de crianças bilíngues. ReVEL, v. 17, n. 33, p. 180-205, 2019.

FLEGE, James Emil. Second language speech learning: Theory, findings, and problems. In: STRANGE, Winifred. (Ed.). Speech perception and linguistic experience: Issues in cross-language research. Timonium, MD: York Press, 1995. p. 233–277.

FLEGE, James Emil; BOHN, Ocke-Schwen The revised Speech Learning Model. In: WAYLAND, Ratree (Ed.). Second language speech learning: Theoretical and empirical progress. Cambridge: Cambridge University Press, 2021. p. 3-83.

FLÔRES, Onici Claro. A importância da consciência linguística (fonológica e morfonológica) para o aprendizado da leitura. In: GABRIEL, Rosângela; GUIMARÃES, Rafael Eisinger; TOWNSEND, Sabrine Amaral Martins (Orgs.). Alfabetização: Interculturalidade, cognição e diversidade Linguística. Campinas: Pontes, 2021. p. 75-91.

FREITAS, Gabriela Castro Menezes. 2004. 147 f. Consciência fonológica e aquisição da escrita: Um estudo longitudinal. Tese (Doutorado em Letras). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

GOMES, Almir Anacleto de Araújo; LUCENA, Rubens Marques de; SILVA, Mikaylson Rocha. A consciência fonológica na aquisição de L2: Uma discussão terminológica. Signótica, v.32:e55842, 2020.

KIVISTÖ-DE SOUZA, H. 2015. 500 f. Phonological awareness and pronunciation in a second language. Tese (Doutorado). Barcelona: Universidade de Barcelona, 2015.

KIVISTÖ-DE SOUZA, H. Consciência fonológica. In: KUPSKE, Felipe Flores; ALVES, Ubiratã Kickhöfel; LIMA JR., Ronaldo Mangueira (Orgs.). Investigando os sons das línguas não nativas: Uma introdução. Campinas: Editora da ABRALIN, 2021. p. 153–173.

KIVISTÖ-DE SOUZA, Hanna; LINTUNEN, Pekka. Did I say ‘pup’ or ‘pub’? An analysis of foreign language learners’ self-awareness. Journal of Speech Sciences, v. 12, e023003, 2023.

KROLL, Judith F. et al. Language selection in bilingual speech: Evidence for inhibitory processes. Acta Psychologica, v. 128, n. 3, p. 416–430, 2008.

LEVIS, John M. Changing contexts and shifting paradigms in pronunciation teaching. TESOL Quarterly, v. 39, n. 3, p. 369-377, 2005.

LEVIS, John M. Intelligibility, oral communication, and the teaching of pronunciation. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.

LORANDI, Aline. Consciência linguística e alfabetização. In: RIGATTI-SCHERER, Ana Paula; WOLFF, Clarice Lehnen. (Orgs.). Consciência linguística na escola: Experiências e vivências na sala de aula e na formação de professores. Curitiba: Appris, 2020. p. 41–59.

MOLINA, Carolina Batista. Consciência fonológica no biletramento português/inglês na educação bilíngue: Uma proposta didática. Dissertação (Mestrado em Letras). Pato Branco: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2023.

MUNRO, Murray J.; DERWING, Tracey M. Foreign accent, comprehensibility, and intelligibility in the speech of second language learners. Language Learning, v. 45, n. 1, p. 73-97, 1995a.

MOOJEN, Sandra et al. Consciência fonológica: Instrumento de avaliação sequencial (CONFIAS). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na Educação Infantil e no ciclo de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

MORAIS, José. Criar leitores para uma sociedade democrática. Signo, v. 38. n. especial, p. 2–28, 2013.

MORAIS, José. Roda de conversa “processos evolutivos e emergentes no desenvolvimento da literacia”, com José Morais, Régine Kolinsky e Rosângela Gabriel. Transcrita por Josemar dos Santos e Kadine Saraiva de Carvalho. In: GABRIEL, Rosângela; GUIMARÃES, Rafael Eisinger; TOWSEND, Sabrine Amaral Martins. (Orgs.). Alfabetização: Interculturalidade, cognição e diversidade linguística. Campinas: Pontes Editores, 2021. p. 573–593.

MORAIS, J.; CARY, L.; ALEGRIA, J.; BERTELSON, P. Does awareness of speech as a sequence of phones arise spontaneously? Cognition, v. 7, n. 4, p. 323–331, 1979.

RAMOS, Norma Suely Campos. Consciência fonológica e aprendizagem da língua escrita: O papel do conhecimento (meta)linguístico do professor alfabetizador do ciclo da infância. Tese (Doutorado em Letras). Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2012.

RIGATTI-SCHERER, Ana Paula. Consciência fonológica e explicitação do princípio alfabético: Importância para o ensino da língua escrita. Tese (Doutorado em Letras). Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2008.

RIGATTI-SCHERER, Ana Paula. Consciência fonológica na alfabetização infantil. In: LAMPRECHT, Regina Ritter et al. Consciência dos sons da língua: Subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 109–119.

RIGATTI-SCHERER, Ana Paula; WOLFF, Clarice Lehnen (Orgs.). Consciência linguística na escola: Experiências e vivências na sala de aula e na formação de professores. Curitiba: Appris, 2020.

TELÓ, César; KIVISTÖ-DE SOUZA, Hanna. The acquisition of a novel phonetic category in a foreign language setting: Input versus phonological awareness. Ilha do Desterro, v. 76, n. 3, p. 199-221, 2023.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

Alves, U. K. (2024). Consciência Fonológica de Línguas Adicionais: Um construto e dois saberes complementares. Signo, 49(95), 41-54. https://doi.org/10.17058/signo.v49i95.19277

Edição

Seção

v. 49, n. 95, 2024 – Futuros em ancestralidade: linguagens, culturas e identidad