Consciência Fonológica de Línguas Adicionais: Um construto e dois saberes complementares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v49i95.19277

Palabras clave:

Consciência Fonológica, Línguas Adicionais, Literacia, Ensino Integrado de Pronúncia, Educação Bilíngue

Resumen

O presente artigo visa a discutir o construto ‘Consciência Fonológica de Línguas Adicionais (LA)’ ao propor duas premissas: (i) o referido construto envolve dois saberes distintos, porém fortemente relacionados entre si; (ii) atividades que desenvolvam a ‘Consciência Fonológica de LA’ devem estar presentes ao longo de todas as etapas da vida acadêmica do aprendiz. No que diz respeito à primeira premissa, defendemos que o construto ‘Consciência Fonológica de LA’ envolve tanto o desenvolvimento das habilidades metafonológicas em LA quanto um conhecimento acerca das especificidades do sistema fonológico da nova língua, bem como acerca das diferenças formais entre os sistemas de L1 e LA. Uma vez que tal construto demanda que o aprendiz conheça as particularidades da nova língua, ressaltamos, dessa forma, a pertinência da segunda premissa. A partir do Modelo dos Quatro Níveis de Literacia (AUTOR), propomos uma discussão acerca da importância de integrar o componente fonético-fonológico aos demais aspectos formais, ao longo de todas as etapas acadêmicas do aprendiz, com vistas a formar usuários competentes da língua. 

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Biografía del autor/a

Ubiratã Kickhöfel Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2024-07-26

Cómo citar

Alves, U. K. (2024). Consciência Fonológica de Línguas Adicionais: Um construto e dois saberes complementares. Signo, 49(95), 41-54. https://doi.org/10.17058/signo.v49i95.19277

Número

Sección

v. 49, n. 95, 2024 – Futuros em ancestralidade: linguagens, culturas e identidad