Contação de história: recontextualização da linguagem na alfabetização para aprendizagem discente
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19387Palavras-chave:
Alfabetização, Aprendizagem, Contação de Histórias, RecontextualizaçãoResumo
O artigo discute a recontextualização da linguagem, por meio da contação de histórias, na alfabetização para a superação das dificuldades de aprendizagem discente, a partir da formação de professores. O objetivo consiste em identificar aspectos relevantes na contação de histórias que potencializam a aprendizagem dos alunos em processo de alfabetização para o letramento. Assim, estabelecemos o diálogo entre diferentes perspectivas de alfabetização para a recontextualização da língua escrita. O estudo de caso contemplou a aplicação de pré e pós-teste em alunos do 3º ano da rede municipal de ensino de Canoas/RS, formação aos docentes desses alunos e de práticas pedagógicas. A partir dos dados analisados de forma quantitativa, evidenciamos que com a contação de história é possível explorar e construir diferentes situações, contextualizando a língua escrita na expressão dos significados e na construção de hipóteses, assim como problematizar o cotidiano, por meio das histórias experienciadas.
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