Contação de história: recontextualização da linguagem na alfabetização para aprendizagem discente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19387

Palavras-chave:

Alfabetização, Aprendizagem, Contação de Histórias, Recontextualização

Resumo

O artigo discute a recontextualização da linguagem, por meio da contação de histórias, na alfabetização para a superação das dificuldades de aprendizagem discente, a partir da formação de professores. O objetivo consiste em identificar aspectos relevantes na contação de histórias que potencializam a aprendizagem dos alunos em processo de alfabetização para o letramento. Assim, estabelecemos o diálogo entre diferentes perspectivas de alfabetização para a recontextualização da língua escrita. O estudo de caso contemplou a aplicação de pré e pós-teste em alunos do 3º ano da rede municipal de ensino de Canoas/RS, formação aos docentes desses alunos e de práticas pedagógicas. A partir dos dados analisados de forma quantitativa, evidenciamos que com a contação de história é possível explorar e construir diferentes situações, contextualizando a língua escrita na expressão dos significados e na construção de hipóteses, assim como problematizar o cotidiano, por meio das histórias experienciadas.

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Biografia do Autor

Luciana Backes, Universidade La Salle - Canoas

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Sciences de lEducation pela Université Lumière Lyon 2 (2011). Bolsa de Estágio Pós-Doutoral no Exterior CAPES, na lUniversité Paris Descartes Paris V - Sorbonne (2013-2014). Professora titular da Universidade La Salle - Canoas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento, formação do educador, práticas pedagógicas, educação on-line, educação híbrida, ambiente virtual de aprendizagem, metaverso, Espaço de Convivência Digital Virtual - ECODI, hibridismo dos espaços, hibridismo tecnológico digital, hibridismo das linguagens, hibridismo das modalidades, cultura emergente, gamificação e literaturalização das ciências. Líder do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Pesquisadora visitante ao Laboratoire Sciences, Société, Historicité, Education, Pratiques (S2HEP) Université Claude Bernard Lyon 1.

Vera Lúcia Felicetti, Universidade Católica de Pernambuco

Realizou estudos de Pós-doutorado na Faculdade de Educação da University of Maryland - College Park EU com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Fez doutorado no Programa de Pós-Graduação na PUC/RS. Ganhadora da MENÇÃO HONROSA pela Tese de Doutorado na Área da Educação para as melhores teses defendidas no país em 2011, dada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES Portaria n 160 Edição 2012. Participou dois semestres letivos do Curso de Doutorado no College of Education na Universidade do Texas em Austin - Estados Unidos, no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil - EU, com bolsa CAPES como J1 Research Scholar. Possui graduação em licenciatura Plena-Habilitação em Matemática pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação Ciências e Letras (1991) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Foi Membro conselheiro da seção de Educação e Políticas Educativas da América Latina da Latin American Studies Association LASA 2015 e 2016. Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação CTAA do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Sinaes e do Sistema de Avaliação de Escolas de Governo Saeg. Portaria n96, de 22 de janeiro de 2020 e Portaria 1.150 de 19 de junho de 2023, mandatos de 2 anos. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade La Salle, gestão de 2017 - 2021, passando do conceito 4 para o 5 em sua gestão. Docente no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-Graduação. Atua na área de Educação e Educação Matemática tendo como cerne de suas investigações os seguintes temas: Estudante, Educação Superior, egressos da Educação Superior, egressos e estudantes ProUni, formação de professores, processos de ensino e de aprendizagem, comprometimento do estudante, métodos e práticas de ensino.

Fabiane Aparecida Parcianello de Almeida, Universidade La Salle

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2008), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci(2012) e curso-tecnico-profissionalizante em Professora de Ensino Fundamental de 1ª a 5º pela Escola Estadual de Ensino Normal 1º de Maio(2001). Atualmente é Professora da Prefeitura Municipal de Canoas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Processo de interação, Ecossistemas para a aprendizagem, Literaturalização das ciências, Tecnologias da educação.

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

Backes, L., Felicetti, V. L., & Almeida, F. A. P. de . (2024). Contação de história: recontextualização da linguagem na alfabetização para aprendizagem discente. Signo, 49(96), 137-151. https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19387

Edição

Seção

v. 49, n. 96, 2024 - Práticas de leitura compartilhada de livros na infância e