Storytelling: recontextualizing language in literacy for student learning

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19387

Mots-clés :

Literacy, Learning, Storytelling, Recontextualization

Résumé

The article discusses the recontextualization of language, through storytelling, in literacy to overcome student learning difficulties, based on teacher training. The aim is to identify relevant aspects in storytelling that enhance the learning of students in the process of literacy. Thus, we established a dialogue between different perspectives on literacy to recontextualize written language. The case study included the application of pre- and post-tests to 3rd grade students in the Canoas/RS municipal school system, training for the teachers of these students and pedagogical practices. Based on the data analyzed quantitatively, we found that storytelling makes it possible to explore and construct different situations, contextualizing written language in the expression of meanings and the construction of hypotheses, as well as problematizing everyday life through the stories experienced.

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Bibliographies de l'auteur-e

Luciana Backes, Universidade La Salle

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Sciences de lEducation pela Université Lumière Lyon 2 (2011). Bolsa de Estágio Pós-Doutoral no Exterior CAPES, na lUniversité Paris Descartes Paris V - Sorbonne (2013-2014). Professora titular da Universidade La Salle - Canoas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento, formação do educador, práticas pedagógicas, educação on-line, educação híbrida, ambiente virtual de aprendizagem, metaverso, Espaço de Convivência Digital Virtual - ECODI, hibridismo dos espaços, hibridismo tecnológico digital, hibridismo das linguagens, hibridismo das modalidades, cultura emergente, gamificação e literaturalização das ciências. Líder do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Pesquisadora visitante ao Laboratoire Sciences, Société, Historicité, Education, Pratiques (S2HEP) Université Claude Bernard Lyon 1.

Vera Lúcia Felicetti, Universidade Católica de Pernambuco

Realizou estudos de Pós-doutorado na Faculdade de Educação da University of Maryland - College Park EU com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Fez doutorado no Programa de Pós-Graduação na PUC/RS. Ganhadora da MENÇÃO HONROSA pela Tese de Doutorado na Área da Educação para as melhores teses defendidas no país em 2011, dada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES Portaria n 160 Edição 2012. Participou dois semestres letivos do Curso de Doutorado no College of Education na Universidade do Texas em Austin - Estados Unidos, no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil - EU, com bolsa CAPES como J1 Research Scholar. Possui graduação em licenciatura Plena-Habilitação em Matemática pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação Ciências e Letras (1991) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Foi Membro conselheiro da seção de Educação e Políticas Educativas da América Latina da Latin American Studies Association LASA 2015 e 2016. Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação CTAA do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Sinaes e do Sistema de Avaliação de Escolas de Governo Saeg. Portaria n96, de 22 de janeiro de 2020 e Portaria 1.150 de 19 de junho de 2023, mandatos de 2 anos. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade La Salle, gestão de 2017 - 2021, passando do conceito 4 para o 5 em sua gestão. Docente no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-Graduação. Atua na área de Educação e Educação Matemática tendo como cerne de suas investigações os seguintes temas: Estudante, Educação Superior, egressos da Educação Superior, egressos e estudantes ProUni, formação de professores, processos de ensino e de aprendizagem, comprometimento do estudante, métodos e práticas de ensino.

Fabiane Aparecida Parcianello de Almeida, Universidade La Salle

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2008), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci(2012) e curso-tecnico-profissionalizante em Professora de Ensino Fundamental de 1ª a 5º pela Escola Estadual de Ensino Normal 1º de Maio(2001). Atualmente é Professora da Prefeitura Municipal de Canoas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Processo de interação, Ecossistemas para a aprendizagem, Literaturalização das ciências, Tecnologias da educação.

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Publié-e

2024-09-30

Comment citer

Backes, L., Felicetti, V. L., & Almeida, F. A. P. de . (2024). Storytelling: recontextualizing language in literacy for student learning. Signo, 49(96), 137-151. https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19387

Numéro

Rubrique

v. 49, n. 96, 2024 - Práticas de leitura compartilhada de livros na infância e