A leitura compartilhada e a linguagem escrita no contexto escolar: um olhar a partir da Teoria Histórico-Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19402

Palavras-chave:

Educação Infantil, Leitura compartilhada, Linguagem escrita, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este artigo discute o papel da escola na prática da leitura e escrita na Educação Infantil, destacando a importância da mediação do professor, da leitura compartilhada e da presença da linguagem escrita nos contextos de aprendizagem para o desenvolvimento integral da criança. A pesquisa baseou-se em revisão bibliográfica de obras de autores que abordam temas como: leitura literária e linguagem escrita na Educação Infantil. Embasados na Teoria Histórico-Cultural, os estudos indicam que a escola desempenha um papel fundamental na humanização da criança, promovendo a apropriação dos conhecimentos culturais também por meio da prática da leitura compartilhada. Sendo assim, a mediação do professor é essencial para orientar o desenvolvimento das capacidades leitoras e escritoras das crianças, proporcionando experiências significativas com a literatura e práticas com a linguagem escrita. Espera-se que este estudo ajude a contribuir para a reflexão e aprimoramento das práticas pedagógicas na Educação Infantil, destacando a importância de uma abordagem centrada na leitura compartilhada e na valorização da linguagem escrita como ferramentas essenciais para o desenvolvimento cultural da criança. Além disso, o artigo busca discutir subsídios para práticas pedagógicas mais eficazes e alinhadas às necessidades do desenvolvimento infantil na primeira etapa da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Geisiele Stefany Spares Costa, Universidade Federal do Amazonas

✔ Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

✔ Professora de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Manaus-AM (SEMED)

✔ Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

✔ Financiamento: bolsista na Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas

 

Ellen Marques dos Santos , UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM

✔ Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

✔ Professora na Secretaria Municipal de Educação de Manaus-AM (SEMED)

✔ Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

 

Michelle De Freitas Bissoli , UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM

✔ Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciência Julio de Mesquita Filho - UNESP/Marília

✔ Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciência Julio de Mesquita Filho - UNESP/Marília

✔ Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciência Julio de Mesquita Filho - UNESP/Marília

 

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

Spares Costa, G. S., Marques dos Santos , E. ., & De Freitas Bissoli , M. (2024). A leitura compartilhada e a linguagem escrita no contexto escolar: um olhar a partir da Teoria Histórico-Cultural. Signo, 49(96), 63-74. https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19402

Edição

Seção

v. 49, n. 96, 2024 - Práticas de leitura compartilhada de livros na infância e