Bilinguismo, biliteracia e alfabetização bilíngue

Autores

  • Ingrid Finger Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v49i95.19510

Palavras-chave:

Bilinguismo, Biliteracia, Alfabetização Bilíngue, Coativação linguística, Escolarização Bilíngue

Resumo

O presente artigo tem como objetivo contribuir com a reflexão sobre os processos de desenvolvimento da literacia em crianças inseridas em contextos bilíngues de ensino, a partir dos achados advindos dos estudos da Psicolinguística do Bilinguismo. Para isso, iniciamos com uma breve retomada das concepções atuais de bilinguismo, apresentando a seguir informações relacionadas ao que sabemos hoje sobre o cérebro e a mente bilíngue, principalmente a coativação linguística, e as implicações dos efeitos de coativação das línguas em indivíduos bilíngues. Na sequência, tomamos como base o Modelo dos Quatro Níveis de Literacia (Alves; Finger; Brentano, 2021; Alves, Finger, 2023), abordando de que forma ele explica o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em crianças monolíngues e bilíngues. Por fim, tratamos de como os achados sobre coativação linguística podem informar os processos de compartilhamento de conhecimentos, habilidades e estratégias de biliteracia e alfabetização em crianças bilíngues.

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Biografia do Autor

Ingrid Finger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Departamento de Línguas Modernas UFRGS

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

Finger, I. (2024). Bilinguismo, biliteracia e alfabetização bilíngue. Signo, 49(95), 26-40. https://doi.org/10.17058/signo.v49i95.19510

Edição

Seção

v. 49, n. 95, 2024 – Futuros em ancestralidade: linguagens, culturas e identidad