Os benefícios da leitura compartilhada de livros para o desenvolvimento linguístico-cognitivo de crianças com Transtorno do Espectro Autista
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19913Palavras-chave:
leitura compartilhada de livros, Transtorno do Espectro Autista, desenvolvimento linguístico-cognitivoResumo
O presente artigo visa demonstrar os benefícios da leitura compartilhada (LC) de livros para o desenvolvimento linguístico-cognitivo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a primeira infância. Para isso, se apoia no conceito de leitura compartilhada (LC), proposto por Gabriele Morais (2017) e explica e caracteriza o TEA, com base em Liberalesso (2020) e Stravogiannis (2023). Trata-se de um pesquisa documental em duas bases de dados eletrônicas: SciELO e Portal de Periódicos Capes, a partir dos DECs: “leitura compartilhada”; “desenvolvimento linguístico-cognitivo”; “Transtorno do Espectro Autista”; em português, inglês e espanhol, com combinação do operador booleano “AND”. Foram considerados aptos à análise estudos publicados no período de 2013 a 2024, com o foco em participantes de 0 a 6 anos. Os resultados revelaram que, no Brasil, não há pesquisas sobre o tema envolvendo, especificamente, crianças autistas, e o número de estudos realizados com crianças típicas é escasso, considerando-se as bases de dados selecionadas. Por outro lado, em outros países, esse tema é bastante explorado, apresentando uma variedade de pesquisas com crianças neurotípicas e, especialmente, com crianças TEA. Portanto, foi necessário recorrer a outras fontes de pesquisa para obter dados sólidos que confirmam a eficácia da prática de LC para o desenvolvimento linguístico-cognitivo de crianças autistas, fato que abre possibilidades para futuras investigações, especialmente no âmbito nacional.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2014.
ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J. A leitura compartilhada na sala de apoio. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 03, p. 267-292, 2016.
BALOG, L. G. C., BENITEZ, P., COSTA A. R. A., & DOMENICONI, C. (2024). Shared reading: Interaction between parents and children in a natural setting. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0275202441e210015
BECK, I. L.; MCKEOWN, M. G. Text Talk: capturing the benefits of read-aloud experiences for young children. The Reading Teacher, v. 55, n. 1, p. 10-20, 2001.
CATTS, H. W. The relationship between speech-language impairments and reading disabilities. Journal of Speech and Hearing Research 36: 948–58, 1993.
CUNNINGHAM, A. E.; STANOVICH, K. E. Early reading acquisition and its relation to reading experience and ability 10 years later. Developmental Psychology, vol 33(6), nov., 934-945, 1997.
DAVIDSON, M. M.; WEISMER, E. S. Characterization and prediction of early reading abilities in children on the autism spectrum. Journal of Autism and Developmental Disorders 24: 828–45, 2014.
DASCAL, M. Interpretação e compreensão. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2006.
DEHAENE, S. Como aprendemos? 1ª ed.- Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores Argentina, 2019.
DYNIA, J. M. et al. Predictors of decoding for children with autism spectrum disorder in comparison to their peers. Research in Autism Spectrum Disorders 37: 41–48, 2017.
ESTES, A. et al. Discrepancies between academic achievement and intellectual ability in higher-functioning school-aged children with autism spectrum disorder. Journal of autism and developmental disorders, 41(8), 1044–1052, 2011.
FLEURY, V. P., SCHWARTZ, I. S. A Modified dialogic reading intervention for preschool children with autism spectrum disorder. Topics in Early Childhood Special Education, 37(1), 16-28, 2017.
FLEURY, V. P., HUGH, M. L. Exploring Engagement in Shared Reading Activities Between Children with Autism Spectrum Disorder and Their Caregivers. J Autism Dev Disord. Oct;48(10):3596-3607, 2018. DOI: 10.1007/s10803-018-3632-8. PMID: 29873018.
FLEURY, V. P. et al. Promoting active participation in book reading for preschoolers with Autism Spectrum Disorder: A preliminary study. Child Language Teaching and Therapy, 30(3), 273–288, 2014. DOI: https//doi.org/10.1177/0265659013514069.
FLÔRES, O. C.; GABRIEL, R. O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura: contribuições interdisciplinares. Santa Maria: UFMG, 2017. p. 22-45. Versão Kindle.
GABRIEL, R.; MORAIS, J. A leitura compartilhada na família e na escola. FLÔRES, O. C.; GABRIEL, R. O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura: contribuições interdisciplinares. Santa Maria: Editora UFSM, 2017. p. 23-48.
KANDEL et al. Princípios de neurociência. 5ª Ed. 2014, p. 1179-1196.
LANTER E. et al. Emergent literacy in children with autism: an exploration of developmental and contextual dynamic processes. Language Speech and Hearing Services in Schools 43: 308–24, 2012.
LIBERALESSO, P. Autismo: compreensão e práticas baseadas em evidências. 1ª edição, Curitiba: Marcos Valentin de Souza, 2020.
LLOYD, J. E. et al. Kindergarten school readiness and fourth-grade literacy and numeracy outcomes of children with special needs: a population-based study. Educational Psychology, 29(5), 583–602, 2009.
MUCCHETTI C. A. Adapted shared reading at school for minimally verbal students with autism. Autism. 2013 May;17(3):358-72. doi: 10.1177/1362361312470495. Epub 2013 Apr 16. PMID: 23592847.
MENEGASSI, R.J., ANGELO, C. M. P. A leitura compartilhada em sala de apoio. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698148679
MORAIS, J. Alfabetizar em democracia. Fundação Francisco Manuel dos Santos e José Morais 1.a edição: Agosto de 2013.
NELP. NATIONAL EARLY LITERACY PANEL. Developing Early Literacy: report of the National Early Literacy Panel. Jessup: National Institute for Literacy, 2008.
PENTIMONTI, J. M., et al. The impact of teachers’ extra-textual talk during shared reading on children’s language/literacy skills. Poster presented at Society for the Scientific Study of Reading, 2018. Disponível em: https://cliengage.org/public/wpcontent/uploads/sites/10/2018/09/SSSR-2018.2.png.
PEREIRA, A., GABRIEL, R. & JUSTICE, L. M. O papel da formulação de questões durante a leitura compartilhada de livros na educação infantil. Ilha do Desterro, v. 72 n. 3 (2019): Psycholinguistics: implications for the classroom. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n3p201
RICKETTS, J. et al. Reading comprehension in autism spectrum disorders: The role of oral language and social functioning. Journal of Autism and Developmental Disorders, 43(4), 807–816, 2013. DOI: https ://doi.org10 .1007/s1080 3-012-1619-4.
SÉNÉCHAL, M., et al. Individual differences in 4-year- old children’s acquisition of vocabulary during storybook reading. Journal of Educational Psychology, v. 87, p. 218-229, 1995.
STORCH, S. A.; WHITEHURST, G. J. Oral language and code-related precursors toreading: evidence from a longitudinal structural model. Developmental Psychology, v. 38, n. 6, p. 934 - 947, 2002.
STRAVOGIANNIS, Andrea Lorena. Autismo: uma maneira diferente de ser. Portuguese Edition, Literare Books, 2023. Edição do Kindle.
TEALE, W. H.; MARTINEZ, M. G. Reading aloud to young children: teachers reading styles and kindergartens text comprehension. In: PONTECORVO, C. et al. (Ed.) Children’s early text construction. Rome: Lawrence Erlbaum. 1996. p. 321-344.
TOTH K. et al. Early predictors of communication development in young children with autism spectrum disorder: joint attention, imitation, and toy play. J Autism Dev Disord. Nov;36(8):993-1005, 2006. DOI: 10.1007/s10803-006-0137-7.
van KLEECK, A. Research on book sharing: another critical look. In: van KLEECK, A.; STAHL, A.; BAUER, E. B (Eds.). On reading books to children: parents and teachers. Mahwah, NJ, US: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2003.
WESTERVELD, M. F.; ROBERTS, J. M. A. The oral narrative comprehension and production abilities of verbal preschoolers on the autism spectrum. Language, Speech, and Hearing Services in Schools 48: 260–72, 2017.
WESTERVELD, M. F. et al. The emergent literacy skills of preschool children with autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders 47: 424–38, 2017.
WESTERVELD, M. F. et al. No differences in code-related emergent literacy skills in well-matched 4-year-old children with and without ASD. Journal of Autism and Developmental Disorders 50: 3060–65, 2020.
WHALON, K. et al. The impact of Reading to Engage Children With Autism in Language and Learning (RECALL). Topics in Early Childhood Special Education 35: 102–15, 2015.
WHITEHURST, G. J.; LONIGAN, C. J. Child development and emergent literacy. Child Development, 69(3), 848–872, 1998. DOI: https ://doi.org/10.2307/1132208.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.