Os benefícios da leitura compartilhada de livros para o desenvolvimento linguístico-cognitivo de crianças com Transtorno do Espectro Autista

Auteurs-es

  • Diele Martins Silveira Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Aline Elisabete Pereira

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19913

Mots-clés :

leitura compartilhada de livros, Transtorno do Espectro Autista, desenvolvimento linguístico-cognitivo

Résumé

O presente artigo visa demonstrar os benefícios da leitura compartilhada (LC) de livros para o desenvolvimento linguístico-cognitivo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a primeira infância. Para isso, se apoia  no conceito de leitura compartilhada (LC), proposto por Gabriele Morais (2017) e explica e caracteriza o TEA, com base em Liberalesso (2020) e Stravogiannis (2023). Trata-se de um pesquisa documental em duas bases de dados eletrônicas: SciELO e Portal de Periódicos Capes, a partir dos DECs: “leitura compartilhada”; “desenvolvimento linguístico-cognitivo”; “Transtorno do Espectro Autista”; em português, inglês e espanhol, com combinação do operador booleano “AND”. Foram considerados aptos à análise estudos publicados no período de 2013 a 2024, com o foco em participantes de 0 a 6 anos. Os resultados revelaram que, no Brasil, não há pesquisas sobre o tema envolvendo, especificamente, crianças autistas, e o número de estudos realizados com crianças típicas é escasso, considerando-se as bases de dados selecionadas. Por outro lado, em outros países, esse tema é bastante explorado, apresentando uma variedade de pesquisas com crianças neurotípicas e, especialmente, com crianças TEA. Portanto, foi necessário recorrer a outras fontes de pesquisa para obter dados sólidos que confirmam a eficácia da prática de LC para o desenvolvimento linguístico-cognitivo de crianças autistas, fato que abre possibilidades para futuras investigações, especialmente no âmbito nacional.

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Publié-e

2024-09-30

Comment citer

Silveira , D. M. ., & Pereira, A. E. (2024). Os benefícios da leitura compartilhada de livros para o desenvolvimento linguístico-cognitivo de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Signo, 49(96), 91-102. https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19913

Numéro

Rubrique

v. 49, n. 96, 2024 - Práticas de leitura compartilhada de livros na infância e