O relato enquanto performance: relações entre memória, corpo e texto literário no pós-ditadura latino-americano
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v50i97.20023Palavras-chave:
Performance, Memória, Trauma, Relato, Ditadura MilitarResumo
A performance, ao reelaborar e restaurar comportamentos, produz em e através de si mesma uma forma de relato, narrativas a respeito de acontecimentos diversos. Partindo da análise de performances que recuperam o trauma, mais especificamente das ditaduras militares instauradas na América do Sul na segunda metade do século passado, e comparando-as brevemente com uma obra literária contemporânea que discute esse mesmo tema – La casa de los conejos (2008), de Laura Alcoba -, o presente artigo tem por objetivo pensar a possibilidade de o relato ser, também, uma espécie de performance. Para tal, discutimos elementos que se fazem presentes em ambas manifestações artísticas, como a restauração de identidades e a encenação de biografias, partindo também da ideia de imaginação. Como embasamento e apoio teórico, utilizamos autores e autoras como Richard Schechner (2006), Márcio Seligmann-Silva (2008), Diana Taylor (2009), Graciela Ravetti (2002), Juan José Saer (2012), entre outros.
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Referências
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